O PAPEL DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VOTORANTIM/SP NA POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v3i.164

Palavras-chave:

Conselho municipal de educação. Votorantim/SP. Educação especial.

Resumo

O presente estudo tem como objeto o Conselho Municipal de Educação (CME) de Votorantim no que diz respeito, especificamente, quanto às políticas municipais de educação especial recortando-se o ano de 2008 até 2017. Para atingir tal finalidade utilizou-se a pesquisa qualitativa, efetuando-se, inicialmente a análise bibliográfica, em seguida a documental, complementando-se com um roteiro de entrevista semiestruturada. Os resultados das análises demostram que, apesar de ter sido criado em 1997, no contexto do processo de municipalização do ensino, o CME passa a atuar, efetivamente, a partir de nova regulamentação datada de 2017. As pautas revelam que a educação especial ocupa um lugar secundário nas discussões. No entanto, as entrevistas evidenciam que as demandas relativas à educação especial estão ganhando mais força e consistência no município.

Biografia do Autor

Sara Bove Pereira, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba.

Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2002). É Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade do vale do Sapucaí - UNIVAS, pelo PNPD/CAPES. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas e Educação da UFSCar, campus Sorocaba, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR - GT Unicamp, pesquisadora do NEPHE, Núcleo de Estudos e Pesquisas Ética, Política e História da Educação, da UNIVÁS. Atuou como Diretora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Limeira/SP, Professora Doutora I (substituta) da Faculdade de Educação da Unicamp e professora dos cursos de Especialização em Educação no Centro Universitário Salesiano - UNISAL. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes áreas/temas: história da educação, política educacional, formação de professores, trabalho pedagógico, concepções pedagógicas, gestão escolar.

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

Pereira, S. B., & Coutinho, L. C. S. (2019). O PAPEL DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VOTORANTIM/SP NA POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Ensaios Pedagógicos, 3, p.113–120. https://doi.org/10.14244/enp.v3i.164