VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E POLÍTICAS PÚBLICAS: PROGRAMAS E AÇÕES DE INTERVENÇÃO SOBRE O FENÔMENO

Autores

  • Heitor Henrique Faustino Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v1i2.15

Palavras-chave:

Violência, Escola, Políticas Públicas

Resumo

A violência caracteriza-se por ser construída de forma social e histórica, tornando-se com isso um fenômeno complexo e de grandes proporções. Presente em muitas instituições, a violência também está dentro das escolas. A violência escolar no Brasil começa a ser fortemente estudada a partir da década de 1980, condicionando a criação de ações interventivas. Este artigo possui como objetivo expor conceituações e recortes metodológicos feitos sobre a violência escolar e discutir sobre algumas propostas de intervenção. Pode-se compreender que as iniciativas realizadas pelos governos caracterizam-se por serem ações fragmentadas e descontinuadas fato que torna difícil a desconstrução de uma cultura de violência dentro das escolas, bem como a realização de pesquisas de avaliação do impacto dessas políticas e desses programas no cotidiano escolar, porém, cabe apontar que, estudos já realizados indicam que há um impacto positivo na diminuição dos índices de violência escolar onde tais políticas e programas foram implementados.

Biografia do Autor

Heitor Henrique Faustino, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus Sorocaba, Bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) - Subprojeto de Pedagogia - UFSCar - Sorocaba, Graduado em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP) - Campus Sorocaba, Servidor Municipal de Sorocaba.

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Publicado

2018-01-12

Como Citar

Faustino, H. H. (2018). VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E POLÍTICAS PÚBLICAS: PROGRAMAS E AÇÕES DE INTERVENÇÃO SOBRE O FENÔMENO. Ensaios Pedagógicos, 1(2), p.5–14. https://doi.org/10.14244/enp.v1i2.15