CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA E EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v3i1.117

Palavras-chave:

Filosofia, Epistemologia, Ensino de Ciências, Anos Iniciais.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar conhecimentos teóricos de alguns dos epistemólogos da história e filosofia da ciência e relacioná-los às possíveis contribuições para o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O recorte adotado foi o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, tendo em vista que estudos mostram a fragilidade do ensino da área. A metodologia consistiu em fazer uma pesquisa bibliográfica partindo das contribuições de distintos filósofos e epistemólogos do ensino de Ciências.  Conclui-se que as contribuições de alguns filósofos e epistemólogos das ciências podem contribuir com o desenvolvimento intelectual das crianças, colaborando na aprendizagem de outras áreas, assim como despertar o interesse para área científica e ajudar na compreensão do mundo com maior criticidade.  Muitas vezes os conceitos epistemológicos podem estar distantes dos saberes dos professores dos anos iniciais, dada a formação generalista dos mesmos, nesse sentido a formação continuada vem ao encontro dessa necessidade.  

Biografia do Autor

Viviani Zorzo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Campus Araras-SP

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora de Educação Básica da rede municipal de Araras e do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto. 

Lucas Mendes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Campus Araras-SP

É mestre em Educação Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGEdCM. Atualmente é professor de Educação Básica da rede estadual de São Paulo e professor do Colégio Ruth Gomes Figueira – RGF.

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Publicado

2019-07-11

Como Citar

Zorzo, V., & Mendes, L. (2019). CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA E EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Ensaios Pedagógicos, 3(1), p.55–65. https://doi.org/10.14244/enp.v3i1.117