CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA E EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v3i1.117Palavras-chave:
Filosofia, Epistemologia, Ensino de Ciências, Anos Iniciais.Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar conhecimentos teóricos de alguns dos epistemólogos da história e filosofia da ciência e relacioná-los às possíveis contribuições para o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O recorte adotado foi o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, tendo em vista que estudos mostram a fragilidade do ensino da área. A metodologia consistiu em fazer uma pesquisa bibliográfica partindo das contribuições de distintos filósofos e epistemólogos do ensino de Ciências. Conclui-se que as contribuições de alguns filósofos e epistemólogos das ciências podem contribuir com o desenvolvimento intelectual das crianças, colaborando na aprendizagem de outras áreas, assim como despertar o interesse para área científica e ajudar na compreensão do mundo com maior criticidade. Muitas vezes os conceitos epistemológicos podem estar distantes dos saberes dos professores dos anos iniciais, dada a formação generalista dos mesmos, nesse sentido a formação continuada vem ao encontro dessa necessidade.
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