AS SETAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: OBJETOS HÍBRIDOS?

Autores

  • Lucia de Fátima Dinelli Estevinho Universidade Federal de Uberlândia
  • Daniela Franco Carvalho Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.106

Palavras-chave:

Setas. Livros didáticos. Bruno Latour. Teoria Ator-Rede.

Resumo

O artigo aborda a utilização de setas nos livros didáticos de ciências e biologia discutindo como estes objetos podem reforçar a ciência finalista. A partir da leitura de Bruno Latour buscamos novos significados para a presença massiva das setas nas ilustrações das páginas das coleções didáticas e uma reflexão sobre como essa disseminação afeta o conhecimento cientifico veiculado nos livros escolares. Para onde as setas apontam? O que indicam? Quais traduções de ciência revelam? É possível produzirmos sentidos múltiplos que não apenas o cristalizado pelas setas? Conseguimos nos mover em direções opostas às setas? Questionamentos que permitem encontrar outras explicações para a ciência retratada nos livros. 

Biografia do Autor

Lucia de Fátima Dinelli Estevinho, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação. Docente no Programa de Pós-Graduação da UFU. Linha de Pesquisa: Educação em Ciências e Matemática. professora associadas do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia e pesquisadoras do Grupo UIVO (Matilha de pesquisas em filosofias da diferenças).

Daniela Franco Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Ciências Biológicas com doutorado em Educação, professora associadas do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia e pesquisadoras do Grupo UIVO (Matilha de pesquisas em filosofias da diferenças).

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Publicado

2018-12-29

Como Citar

Estevinho, L. de F. D., & Carvalho, D. F. (2018). AS SETAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: OBJETOS HÍBRIDOS?. Ensaios Pedagógicos, 2(3), p.28–36. https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.106