ENTRE O TRADICIONAL E O EMANCIPATÓRIO:
Reflexões filosóficas a partir da Pedagogia do Oprimido
Palabras clave:
Educação libertadora., Educação tradicional., Paulo Freire, Filosofia e educaçãoResumen
O presente estudo propõe uma análise filosófica da concepção tradicional de educação, relacionando-a com as raízes da Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, a fim de compreender o embate entre ambas. O objetivo é analisar algumas interpretações filosóficas sobre a concepção tradicional de educação e propostas alternativas. A metodologia baseia-se em revisão bibliográfica de autores como Toledo, Ruckstadter, Freire, Severino e Saviani. Os resultados apontam para uma permanente influencia dessa concepção, que se relaciona profundamente com raízes históricas, culturais e sociais que estruturaram a educação no Brasil. A conclusão evidencia que a superação desse modelo necessita não apenas de mudanças metodológicas, mas uma transgressão radical na concepção de educação, fundamentada no diálogo, emancipação e consciência crítica. A filosofia educacional de Freire emerge como uma alternativa sólida e urgente para a construção de uma educação verdadeiramente democrática.
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Derechos de autor 2025 Hiasmyn de Lima Cordeiro, Gilmar Aparecido Altran

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