ENTRE O TRADICIONAL E O EMANCIPATÓRIO:

Reflexões filosóficas a partir da Pedagogia do Oprimido

Authors

  • Hiasmyn de Lima Cordeiro Universidade Estadual de Londrina
  • Gilmar Aparecido Altran Universidade Estadual de Londrina

Keywords:

Educação libertadora., Educação tradicional., Paulo Freire, Filosofia e educação

Abstract

O presente estudo propõe uma análise filosófica da concepção tradicional de educação, relacionando-a com as raízes da Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, a fim de compreender o embate entre ambas. O objetivo é analisar algumas interpretações filosóficas sobre a concepção tradicional de educação e propostas alternativas. A metodologia baseia-se em revisão bibliográfica de autores como Toledo, Ruckstadter, Freire, Severino e Saviani. Os resultados apontam para uma permanente influencia dessa concepção, que se relaciona profundamente com raízes históricas, culturais e sociais que estruturaram a educação no Brasil. A conclusão evidencia que a superação desse modelo necessita não apenas de mudanças metodológicas, mas uma transgressão radical na concepção de educação, fundamentada no diálogo, emancipação e consciência crítica. A filosofia educacional de Freire emerge como uma alternativa sólida e urgente para a construção de uma educação verdadeiramente democrática.

Author Biographies

Hiasmyn de Lima Cordeiro, Universidade Estadual de Londrina

Estudante do Curso de Pedagogia. Universidade Estadual de Londrina (UEL)/PR – Brasil.

Gilmar Aparecido Altran, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Educação pela Unesp, campus de Marília/SP - Brasil. Docente na UEL - Universidade Estadual de Londrina.

Published

2025-12-18

How to Cite

de Lima Cordeiro, H., & Altran, G. A. (2025). ENTRE O TRADICIONAL E O EMANCIPATÓRIO:: Reflexões filosóficas a partir da Pedagogia do Oprimido. Ensaios Pedagógicos, 9(3), p.139–159. Retrieved from https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/452

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.