THE CHALLENGES OF INCLUSION FROM THE PERSPECTIVE OF A YOUNG PERSON WITH VISUAL IMPAIRMENT IN 'The Way He Looks'"
Keywords:
Deficiência visual, Inclusão, Acessibilidade, SexualidadeAbstract
This work aims to develop reflections on the challenges of inclusion, education, and sexuality based on the film The Way He Looks (2014). The film, directed by Daniel Ribeiro, follows Leonardo, a blind teenager who seeks independence and self-knowledge. The narrative highlights themes such as visual impairment, accessibility, and sexual diversity, while also addressing the challenges of social inclusion. The work received important awards, such as the Teddy and the Fipresci, and became a landmark in Brazilian LGBTQIAP+ cinema. The relationship between disability and sexuality is also explored in academic studies, which point to the need for greater access to information. Furthermore, the educational and social inclusion of people with disabilities is supported by legislation such as the Brazilian Inclusion Law (2015), which guarantees equal opportunities. The film reflects on the role of education in civic formation and in building a more inclusive society.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Jenifer Alexandre Dias, Nathali Gomes da Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.
