O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: EXPANSÃO E POLÍTICAS DE ACESSO
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.137Keywords:
Ensino Superior. Políticas de Acesso. Democratização.Abstract
O principal objetivo desse estudo é refletir sobre o Ensino Superior no Brasil e suas políticas de acesso no final do século XX e primeiras décadas do século XXI. Destaca-se a centralidade da educação superior e a questão da demanda reprimida observada desde sua gênese, visto ser uma etapa educacional descompassada pela luta de classes e hegemonia do capital. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo. O estudo destacou que, embora a expansão das políticas de acesso através dos programas REUNI, PROUNI, FIES e IFET impactou a realidade brasileira, mas, se mostrou como insuficiente para o atendimento da demanda na rede pública, favorecendo o crescimento de ofertas e expansão da rede privada.
References
BRASIL. Decreto n° 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Brasília: Casa Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm. Acesso em: 02 ago. 2012.
CUNHA, L.A. A universidade temporã, 2ª ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1986.
LIMA, P.G. Caminhos da universidade rumo ao século XXI: pontos e estratégias para a sua orientação. Paidéia, FFCLRP-USP, Rib. Preto, jan.-jul., 2000 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v10n18/02.pdf. Acesso em: 02 Jan. 2019.
LIMA, P.G. Políticas de educação superior no Brasil na primeira década do século XXI: alguns cenários e leituras. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, p. 85-105, mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v18n1/06.pdf. Acesso 02 Jan. 2019.
PORTO, C.; RÉGNIER, K. O ensino superior no mundo e no Brasil – condicionantes, tendências e cenários para o horizonte 2003-2025. Brasília: Ministério da Educação, 2003. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/ensinosuperiormundobrasiltendenciascenarios2003-2025.pdf. Acesso em 20 jun.2019.
RISTOFF,D.; GIOLO, J. O SINAES como sistema. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 3, n. 6 (2006). Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/106/100. Acesso em : 02 jan. 2019.
SANTOS, S.M. Desempenho das universidades brasileiras nos rankings internacionais: áreas de destaque da produção científica brasileira. Tese (Ciência da Informação). São Paulo: Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/pct/2016/Teses-Premiadas/Ciencias-Sociais-Aplicadas-Solange-Maria-dos-Santos.PDF. Acesso em : 02 jan. 2019.
SAVIANI, D. A expansão do ensino superior no Brasil: mudanças e continuidades. Poíesis Pedagógica, v.8, n.2 ago-dez, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14035/8876. Acesso em: 02 jan. 2019.
SAVIANI, D. Educação e Colonização: as ideias pedagógicas no Brasil. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara. Histórias e Memórias da Educação no Brasil – Vol. I – Séculos XVI-XVIII. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.
SEGENREICH, S. C. D.; CASTANHEIRA, A. M. Expansão, privatização e diferenciação da educação superior no Brasil pós LDBEN/96 :evidências e tendências. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., v. 17 n.62, p. 55-86, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v17n62/a04v1762.pdf. Acesso em : 02 jan. 2019.
SILVA, A. C. Alguns problemas do nosso ensino superior. Estudos Avançados 15 (42), 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v15n42/v15n42a14.pdf. Acesso em : 02 jan. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Ivana de Barros
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.