ESTUDO DE CASO: UMA METODOLOGIA PARA PESQUISAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Luana Monteiro UFSCAR- Sorocaba
  • Jiane Ribeiro Tormes UFSCar-Sorocaba e Colégio Adventista de Sorocaba - SP.
  • Luiza Cristina Simplício Gomes de Azevedo Moura UFSCar-Sorocaba e Rede Municipal de Ensino de Sorocaba - SP

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.57

Palavras-chave:

Estudo de caso. Pesquisa qualitativa. Educação.

Resumo

No âmbito da pesquisa qualitativa em educação, o estudo de caso caracteriza-se como estratégia de investigação cujo objetivo é olhar para o estudo de caso que, em sua particularidade requer imersão e desvelamento de seus condicionantes, enquanto opção metodológica. O objetivo desse artigo é discutir reflexivamente os conceitos e caracterização do estudo de caso como estratégia de pesquisa científica sob o olhar qualitativo, os seus eixos procedimentais predominantes, bem como o tratamento de dados nessa diretriz e a elaboração do relatório final. Trata-se, portanto, de uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, orientada pela revisão de literatura especializada (YIN, 2005; STAKE, 2013). No desenvolvimento da pesquisa em educação, os estudos de casos solicitam dos pesquisadores sensibilidade e destreza quanto às interpretações e recorrências desveladas pelo objeto, bem como o cuidado ético na transparência das etapas e socialização dos resultados, portanto, é uma estratégia validada pela expressão de uma realidade detalhada

Palavras-chave:  Estudo de caso. Pesquisa qualitativa. Educação.

Biografia do Autor

Luana Monteiro, UFSCAR- Sorocaba

Mestranda em Educação - UFSCar-Sorocaba

Jiane Ribeiro Tormes, UFSCar-Sorocaba e Colégio Adventista de Sorocaba - SP.

Aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar-Sorocaba. Coordenadora Pedagógica no Colégio Adventista de Sorocaba - SP.

Luiza Cristina Simplício Gomes de Azevedo Moura, UFSCar-Sorocaba e Rede Municipal de Ensino de Sorocaba - SP

Aluna especial do PPGED - UFSCar-Sorocaba. Diretora de escola na Rede Municipal de Ensino de Sorocaba - SP.

Referências

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Publicado

2018-07-12

Como Citar

Monteiro, L., Tormes, J. R., & Moura, L. C. S. G. de A. (2018). ESTUDO DE CASO: UMA METODOLOGIA PARA PESQUISAS EDUCACIONAIS. Ensaios Pedagógicos, 2(1), p.18–25. https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.57