ESTUDO DE CASO: UMA METODOLOGIA PARA PESQUISAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.57Palavras-chave:
Estudo de caso. Pesquisa qualitativa. Educação.Resumo
No âmbito da pesquisa qualitativa em educação, o estudo de caso caracteriza-se como estratégia de investigação cujo objetivo é olhar para o estudo de caso que, em sua particularidade requer imersão e desvelamento de seus condicionantes, enquanto opção metodológica. O objetivo desse artigo é discutir reflexivamente os conceitos e caracterização do estudo de caso como estratégia de pesquisa científica sob o olhar qualitativo, os seus eixos procedimentais predominantes, bem como o tratamento de dados nessa diretriz e a elaboração do relatório final. Trata-se, portanto, de uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, orientada pela revisão de literatura especializada (YIN, 2005; STAKE, 2013). No desenvolvimento da pesquisa em educação, os estudos de casos solicitam dos pesquisadores sensibilidade e destreza quanto às interpretações e recorrências desveladas pelo objeto, bem como o cuidado ético na transparência das etapas e socialização dos resultados, portanto, é uma estratégia validada pela expressão de uma realidade detalhada
Palavras-chave: Estudo de caso. Pesquisa qualitativa. Educação.
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