INCLUSÃO NAS AULAS DO ENSINO SUPERIOR NA PERCEPÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS SURDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v7i2.303

Palavras-chave:

Ensino Superior., Inclusão, Surdo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo desvelar os desafios à aprendizagem do surdo nas aulas ministradas no ensino superior e apresentar alternativas para a superação dos obstáculos vivenciados pelo surdo neste nível de ensino. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica com dados estudados sob a técnica da Análise de conteúdo, a partir da qual foram geradas três categorias de análise: atitudes e práticas do professor, uso de recursos e procedimentos didáticos na educação dos surdos e avaliação. Os resultados indicam que o professor precisa: entender a diferença linguística do surdo, desenvolver atitudes positivas acerca da inclusão dos estudantes surdos, modificar os procedimentos e instrumentos de ensino e de avaliação, além de compreender o papel do Tradutor Intérprete da Língua Brasileira de Sinais/Português neste processo para desenvolver atividades que incluam os surdos nas atividades de ensino.

Biografia do Autor

Adriana Moreira de Souza Corrêa, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Assistente da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - Campus de Cajazeiras, lotada na Unidade Acadêmica de Letras - UAL. Participa do Grupo de Estudos de Objetos Virtuais de Aprendizagem - GEDOVA.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em processos Ensino-Aprendizagem na Educação Inclusiva.

Downloads

Publicado

2023-05-10

Como Citar

Corrêa, A. M. de S. . (2023). INCLUSÃO NAS AULAS DO ENSINO SUPERIOR NA PERCEPÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS SURDOS. Ensaios Pedagógicos, 7(2), p.7–19. https://doi.org/10.14244/enp.v7i2.303

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.