PROFESSOR NO BRASIL: DE “DESPERCEBIDO” A “PERSEGUIDO”
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v5i2.243Palavras-chave:
Professor, Desvalorização, Perseguição, Precarização docenteResumo
Este ensaio objetiva tentar compreender o papel do professor na atual conjuntura brasileira, tendo por base que, como se já não bastasse a desvalorização que os professores têm sofrido historicamente em nosso país, agora tem pairado uma onda de perseguição a eles. Para tal, no primeiro momento fará uma abordagem sobre as dimensões da precarização do trabalho docente no Brasil, já no segundo momento busca-se refletir sobre as implicações do discurso de perseguição aos professores e sobre o seu papel no atual cenário brasileiro. Conclui-se que todo o discurso ideológico criado para perseguir os ditos professores doutrinadores e ideólogos não passa de um estratagema para viabilizar que a educação e os professores sejam controlados e normatizados a compactuarem com os preceitos e ideologias do fundamentalismo religioso e do neoliberalismo.
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