INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: ANÁLISE DO CENSO ESCOLAR POR MEIO DOS MICRODADOS DO INEP

Autores

  • Patrick Alves Vizzotto UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v4i1.209

Palavras-chave:

Inclusão. Educação especial. Educação básica. INEP.

Resumo

A inclusão da pessoa especial na Educação Básica representa um desafio à sociedade. Apenas 2,61% da população escolar pertence a esse grupo. Com isso, questiona-se: Qual o panorama da educação especial no Ensino Básico do Brasil? Assim, por meio de uma pesquisa documental, objetiva-se apresentar um panorama da população de alunos com deficiência da educação básica do País através de uma análise dos Microdados do INEP. As informações referentes ao ano de 2019, divulgadas como resultados, podem ser empregadas como subsídios teóricos para estimular o debate acadêmico voltado para analisar a situação da Educação Inclusiva no Brasil. Como resultados, verificou-se, entre outras coisas, que: as necessidades especiais com maior ocorrência são as intelectuais; o recurso de auxílio com maior demanda é o profissional ledor; e o Atendimento Educacional Especializado mais requisitado envolve o desenvolvimento de funções cognitivas. Sugere-se que em estudos futuros seja realizada uma análise sobre a Educação Especial no contexto do Ensino Superior.

Biografia do Autor

Patrick Alves Vizzotto, UNIVATES

Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS (2019). Mestre em Educação em Ciências pela FURG (2017). Graduado em Física Licenciatura pela UPF (2014). Atualmente realiza estágio de Pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-graduação em Ensino da UNIVATES

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

Vizzotto, P. A. (2020). INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: ANÁLISE DO CENSO ESCOLAR POR MEIO DOS MICRODADOS DO INEP. Ensaios Pedagógicos, 4(1), p.102–112. https://doi.org/10.14244/enp.v4i1.209