INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: ANÁLISE DO CENSO ESCOLAR POR MEIO DOS MICRODADOS DO INEP
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v4i1.209Palavras-chave:
Inclusão. Educação especial. Educação básica. INEP.Resumo
A inclusão da pessoa especial na Educação Básica representa um desafio à sociedade. Apenas 2,61% da população escolar pertence a esse grupo. Com isso, questiona-se: Qual o panorama da educação especial no Ensino Básico do Brasil? Assim, por meio de uma pesquisa documental, objetiva-se apresentar um panorama da população de alunos com deficiência da educação básica do País através de uma análise dos Microdados do INEP. As informações referentes ao ano de 2019, divulgadas como resultados, podem ser empregadas como subsídios teóricos para estimular o debate acadêmico voltado para analisar a situação da Educação Inclusiva no Brasil. Como resultados, verificou-se, entre outras coisas, que: as necessidades especiais com maior ocorrência são as intelectuais; o recurso de auxílio com maior demanda é o profissional ledor; e o Atendimento Educacional Especializado mais requisitado envolve o desenvolvimento de funções cognitivas. Sugere-se que em estudos futuros seja realizada uma análise sobre a Educação Especial no contexto do Ensino Superior.
Referências
AINSCOW, M. Tornar a educação inclusiva. 1 ed. Brasília: Unesco, 2009.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/508200/CF88_EC85.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.
FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Penso editora, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
GIL, M. A legislação federal brasileira e a educação de alunos com deficiência. 2017. Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/a-legislacao-federal-brasileira-e-a-educacao-de-alunos-com-deficiencia/. Acesso em: 20 set. 2020.
IBGE, Diretoria de Pesquisas. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Estimativas da população residente com data de referência 1º de julho de 2017. Disponível em: encurtador.com.br/ehjpK . Acesso em: 20 set. 2020.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 20 set. 2020.
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica. Brasília, DF: INEP, 2019a. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/censo-escolar. Acesso em: 20 set. 2020.
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Glossário da Educação Especial Censo Escolar 2019. Brasília, DF: INEP, 2019b. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6945769. Acesso em: 20 set. 2020.
SASSAKI, R. Educação inclusiva: barreiras e soluções. Revista incluir, 12(1), 53-68, 2011. Disponível em:https://diversa.org.br/artigos/educacao-inclusiva-barreiras-e-solucoes/. Acesso em: 11 nov. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Patrick Alves Vizzotto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.