RECICLAR BRINCANDO: O TEATRO DE FORMAS ANIMADAS NO PROGRAMA SIMININA EM CUIABÁ
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v4i1.202Palavras-chave:
Formas animadas. Teatro. Programa social.Resumo
Este ensaio tem como objetivo descrever as ações artísticas e pedagógicas do projeto “Reciclar Brincando”, uma iniciativa do coletivo Spectrolab, de Cuiabá/MT, onde uma oficina (com duas atividades) para crianças atendidas em uma unidade do Programa Social “Siminina” traz a reflexão sobre a problemática do lixo em nossa cidade, mostrando alternativas de sustentabilidade e arte nas formas de brincar. O uso do teatro de formas animadas (boneco e objetos) como ferramenta pedagógica proporciona experiências significativas para a construção crítica das crianças, além de fomentar o desenvolvimento de uma percepção estético-criativa e sensibilidade artística.Referências
ALVES, L. Programa Siminina é cuidado de mãe e aprendizado para a vida toda na formação de meninas. Jornal O Diário, 2018. Disponível em: https://jornalodiario.com.br/geral/aconteceu-na-capital/programa-siminina-e-cuidado-de-mae-e-aprendizado-para-a-vida-toda-na-formacao-de-meninas/146526 . Acesso em 27/07/2020.
AMARAL, A. M. Teatro de animação: da teoria à prática. 3. ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Douglas Peron Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.