PROBLEMATIZAR PESQUISAS E EDUCAÇÕES: FISSURAS METODOLÓGICAS EM TONS DE CRIAÇÃO

Autores

  • Alda Regina Tognini Romaguera Universidade de Sorocaba (UNISO).
  • Elenise Cristina Pires de Andrade Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v4i1.201

Palavras-chave:

Arte. Educação. Devir.

Resumo

Este artigo problematiza pesquisas e(m) educações em suas dimensões metodológicas, apresentando algumas experiências com trabalhos acadêmicos que apostam na intensidade da invenção de múltiplos artefatos sensíveis. Seu objetivo é o de arrastar o conceito de devir para escapar de uma concepção monolítica sobre o lugar e o funcionamento da metodologia de pesquisa em educação, produzindo e movimentando-se por entre fissuras, em uma poética da produção de sentidos, deslocando o ‘avesso do mesmo lugar’ no encontro entre pessoas e objetos e sensações. (Des)composições à deriva, mutantes a cada acontecimento, provocando a emergência de conhecimentos, dentre eles, o científico.

Biografia do Autor

Alda Regina Tognini Romaguera, Universidade de Sorocaba (UNISO).

Doutora em Educação pela Unicamp. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO).

Elenise Cristina Pires de Andrade, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Doutora em Educação pela Unicamp. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

Romaguera, A. R. T., & Andrade, E. C. P. de. (2020). PROBLEMATIZAR PESQUISAS E EDUCAÇÕES: FISSURAS METODOLÓGICAS EM TONS DE CRIAÇÃO. Ensaios Pedagógicos, 4(1), p.17–26. https://doi.org/10.14244/enp.v4i1.201