PEDAGOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO:
PRÁTICA DIALÓGICA E EMANCIPATÓRIA PARA MELHOR QUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.350Palavras-chave:
Alfabetização. Letramento. Diálogo.Resumo
A temática deste trabalho está voltada para uma breve análise do sistema de ensino, especificamente da atuação docente e do processo de aprendizagem dos alunos. Faz proposições e reflexões sobre a trajetória do processo de ensino e aprendizagem e destaca a importância do envolvimento de práticas pedagógicas fortalecidas na pedagogia da alfabetização e do letramento como fator de mudança social, fundamentada na relação dialógica, na emancipação humana e na garantia da melhor qualidade e equidade na educação. A pedagogia da alfabetização e do letramento tem sido considerada como fator importante para criação e inovação de ambientes de aprendizagem significativas, contextualizadas e relacionadas ao contexto social. A escola que obtém a cultura do letramento possui em seu plano pedagógico escolar, diretrizes baseadas na educação para a cidadania, para a criatividade, para a vivência da democracia e da liberdade.
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