PEDAGOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO:

PRÁTICA DIALÓGICA E EMANCIPATÓRIA PARA MELHOR QUALIDADE

Autores/as

  • Hadassa Raquel Macedo Bilac Viana Sistema Municipal de Ensino de Votorantim
  • Samara Elyza Macedo de Araújo Sistema Municipal de Ensino de Votorantim
  • Tatiane Aparecida de Araújo Sistema Municipal de Ensino de Votorantim
  • Tiago Antonio de Araújo Sistema Municipal de Ensino de Votorantim

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.350

Palabras clave:

Alfabetização. Letramento. Diálogo.

Resumen

A temática deste trabalho está voltada para uma breve análise do sistema de ensino, especificamente da atuação docente e do processo de aprendizagem dos alunos. Faz proposições e reflexões sobre a trajetória do processo de ensino e aprendizagem e destaca a importância do envolvimento de práticas pedagógicas fortalecidas na pedagogia da alfabetização e do letramento como fator de mudança social, fundamentada na relação dialógica, na emancipação humana e na garantia da melhor qualidade e equidade na educação. A pedagogia da alfabetização e do letramento tem sido considerada como fator importante para criação e inovação de ambientes de aprendizagem significativas, contextualizadas e relacionadas ao contexto social. A escola que obtém a cultura do letramento possui em seu plano pedagógico escolar, diretrizes baseadas na educação para a cidadania, para a criatividade, para a vivência da democracia e da liberdade.

Biografía del autor/a

Hadassa Raquel Macedo Bilac Viana , Sistema Municipal de Ensino de Votorantim

Graduada em Pedagogia – UNIARARAS. Professora de Educação Básica I no Sistema Municipal de Ensino de Votorantim/SP.

Samara Elyza Macedo de Araújo, Sistema Municipal de Ensino de Votorantim

Mestra em Educação – UFSCAR-Sorocaba. Diretora de Escola de Educação Básica no Sistema Municipal de Ensino de Votorantim/SP.

Tatiane Aparecida de Araújo, Sistema Municipal de Ensino de Votorantim

Graduada em Pedagogia – UNESP. Professora de Educação Básica I no Sistema Municipal de Ensino de Votorantim/SP.

Tiago Antonio de Araújo, Sistema Municipal de Ensino de Votorantim

Mestre em Educação – UFSCAR-Sorocaba. Supervisor de Ensino no Sistema Municipal de Ensino de Votorantim/SP.

Publicado

2024-04-29

Cómo citar

Raquel Macedo Bilac Viana , H. ., Araújo, S. E. M. de ., Araújo, T. A. de ., & Araújo, T. A. de. (2024). PEDAGOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO:: PRÁTICA DIALÓGICA E EMANCIPATÓRIA PARA MELHOR QUALIDADE. Ensaios Pedagógicos, 8(1), p.53–63. https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.350

Artículos similares

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.