PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE JOGO DIGITAL PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA COM BASE NAS ETNOMATEMÁTICAS DOS SERINGUEIROS AMAZÔNICOS

Autores

  • Antônia Lília Soares Pereira Instituto Federal do Tocantins
  • José Lauro Martins Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.347

Palavras-chave:

Design do jogo digital, Etnomatemática, Seringueiros Amazônicos

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em apresentar uma proposta teórico-metodológica de software educacional de jogo digital para o ensino de Trigonometria pautado nos saberes das comunidades tradicionais de seringueiros amazônicos. Este artigo consiste em uma pesquisa exploratória e descritiva que versa, por meio de um design de jogo digital, acerca da cultura dos seringueiros amazônicos, ancora-se no viés característico da Etnomatemática. Como resultados apresenta-se o Game Design Document, o planejamento e o plano pedagógico do jogo. Conclui-se que a proposta realizada nesta pesquisa pode ser utilizada universalmente, em ambientes educacionais, como metodologia de ensino e ferramenta para a aprendizagem de Matemática.

 

Biografias Autor

Antônia Lília Soares Pereira, Instituto Federal do Tocantins

Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC); mestra em Ensino em Ciências e Saúde (UFT). Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde (UFT). Graduada em Licenciatura Plena em Matemática (UFAC). Professora de Matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFTO), Palmas, TO, Brasil.

José Lauro Martins , Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Ciência da Educação - Universidad Autónoma de Asunción (2005) e doutorado em Ciencia da Educação pela Universidade do Minho (2014). Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins, no curso de jornalismo e no Programa de Pós Graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS/UFT), Palmas, TO, Brasil.

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Soares Pereira, A. L., & Lauro Martins , J. . (2024). PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE JOGO DIGITAL PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA COM BASE NAS ETNOMATEMÁTICAS DOS SERINGUEIROS AMAZÔNICOS. Ensaios Pedagógicos, 8(2), p.53–65. https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.347

Edição

Secção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA