CONSIDERAÇÕES SOBRE A GESTÃO DEMOCRATICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BRASIL ENTRE 2009 E 2018

Autores/as

  • Katia Alves de Souza Diretor de Escola da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP).
  • Stanley Plácido da Rosa Silva Instituto do Legislativo Paulista (ILP-ALESP) e Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Palabras clave:

Gestão da Educação Pública, Políticas educacionais, Gestão democrática.

Resumen

Discutir a educação pública e sua gestão na atualidade é uma questão cada vez mais relevante, haja vista os indicadores de desempenho educacional apresentados à sociedade. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a gestão democrática na educação pública brasileira, por meio de uma revisão sistemática da literatura a partir da base de dados REDALYC, entre 2009 e 2018, usando o termo “gestão democrática” como palavra-chave, que resultou na seleção de 27 artigos para análise. O resultado da pesquisa demonstra que os aspectos estruturantes da gestão democrática (85,2%), seguida pela necessidade de formação e conscientização dos atores envolvidos (59,3%), são os temas mais abordados pelos artigos. Igualmente, a produção sobre o tema se concentrou em periódicos das regiões Sul e Sudeste (96%). No mérito, há a constatação de que a implantação da gestão democrática nas escolas públicas ainda é uma ação em processo, sendo muitos os entraves existentes para sua plena efetivação.

Biografía del autor/a

Katia Alves de Souza, Diretor de Escola da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP).

Especialista em Gestão da Educação Pública (UNIFESP). Assistente de Diretor de Escola da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP).

Stanley Plácido da Rosa Silva, Instituto do Legislativo Paulista (ILP-ALESP) e Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Doutor em História Econômica (USP). Coordenador Acadêmico do Instituto do Legislativo Paulista (ILP-ALESP) e Executivo Público (afastado) do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Citas

ABDIAN, G. Z. Revezamento teoria e prática na análise da escola pública democrática. Educar em Revista, [S.l.], v. 34, n. 68, p. p.107-122, 2018.

ABDIAN, G. Z.; ANDRADE, E.; PARRO, A. L. G. Sentidos de política e/de gestão nas pesquisas sobre a escola. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 3, p. 727-742, Set. 2017.

ANTUNES, A. Aceita um conselho? Como organizar o colegiado escolar. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 1992.

ARAUJO, S.; CASTRO, A. M. D. A. Gestão educativa gerencial: superação do modelo burocrático? Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 70, p. 81-106, Mar. 2011.

ARRUDA, E. P.; COLARES, M. L. I. S. Gestão democrática: trajetória e desafios atuais. Revista Histedbr On-line, [S.l.], v. 15, n. 66, p.222-246, 2016.

BASTOS, V. C.; GONÇALVES, B. B. T. N.; ALVES, A. C. V. O projeto político-pedagógico como instrumento de gestão democrática e participativa. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, [S.l.], p. 87-93, abr. 2018.

BATISTA, N. C. A gestão democrática da educação básica no âmbito do plano de ações articuladas municipal: tensões e tendências. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, e230008, 2018

BOSCHETTI, V. R.; MOTA, A. B.; ABREU, D. L. F. Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, [s.l.], p. 103-111, jun. 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em 17 abr. 2019.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 jul. 2019.

BRESSER-PEREIRA, L. C. Uma reforma gerencial da Administração Pública no Brasil. Revista do Serviço Público, v. 49, n. 1, p. 5-42, 1998.

CÁRIA, N. P.; ANDRADE, N. L. Gestão democrática na escola: em busca da participação e da liderança. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 3, p. 9-24, 2016.

CÁRIA, N. P.; SANTOS, M. P. Gestão e democracia na escola: limites e desafios. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, [S.l.], p. 27-41, jun. 2014.

CARVALHO, E. J. G. Reestruturação produtiva, reforma administrativa do estado e gestão da educação. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 109, p. 1139-1166, Dez. 2009.

CUNHA, L. A. Educação, estado e democracia no Brasil. São Paulo, Cortez/Niterói-RJ: Editora da Universidade Federal Fluminense/ Brasília-DF, LASCO do Brasil, 1991.

FRIGOTTO, G. CIAVATTA, M. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 24, n. 82, p. 93-130, abril 2003.

GATTI, M. A.; ALMEIDA, M. H. Aspectos de uma não leitura: Projetos Político-Pedagógicos e democracia. Laplage em Revista, v. 3, n. 1, 2017.

GOMES, M. A. O.; COLARES, M. L. I. S. A educação em tempos de neoliberalismo: dilemas e possibilidades. Acta Scientiarum. Education, v. 34, n. 2, p. 281-280, 20 ago. 2012.

HOBSBAWN, E. Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LIMA, L. C. A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária? Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 129, p. 1067-1083, Dez. 2014.

LIMA, L. C. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista, [s.l.], v. 34, n. 68, p. p.15-28, Abr. 2018.

LIMA, P. G.; ARANDA, M. A. M.; LIMA, A. B. Políticas educacionais, participação e gestão democrática da escola na contemporaneidade brasileira. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), v. 14, n. 1, p. 51-64, abr. 2012.

MARTINS, A. A. Democracia, Micropolítica e os Dispositivos de Gestão Educacional Gerencial. Educ. Real., Porto Alegre, v. 41, n. 2, p. 453-465, jun. 2016.

MELO, D. C. F.; DRAGO, R. Participação e gestão democrática na formação de professores. Laplage em Revista, [S.l.], v. 1, n. 1, p. p.36-45, maio 2015.

MORAES, S. C. Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas? Educ. rev., Curitiba, n. 35, p. 165-179, 2009.

MUCCILO, M. A., BALZAN, N. C. Gestão elementos de uma realidade vivenciada. Revista História da Educação v. 13, n. 27, 2009.

NEUVALD, L.; COLLARES, S. A. O. O processo adaptativo e o processo emancipatório na gestão democrática. Educação Unisinos, v. 22, n. 2. 2018.

NOMA, A. K.; CARVALHO, E. J. G. Novas práticas educativas nos anos 90: novos modelos de administração pública e de gestão da educação brasileira. In: RODRIGUES, E.; ROSIN, S. M. (Org.). Infância e práticas educativas. Maringá: EDUEM, 2007.

OLIVEIRA, D. A.; VIEIRA, L. F.; AUGUSTO, M. H. Políticas de responsabilização e gestão escolar na educação básica brasileira. Linhas Críticas, v. 20, n. 43, p. 529-548, 11.

PARO, V. H. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 36, n. 3, p. 763-778, Dez. 2010.

PARO. V. H. Gestão Democrática da escola pública. 3ª edição. São Paulo -SP: Ática, 2004.

PASSADOR, C. S.; SALVETTI, T. S. Gestão escolar democrática e estudos organizacionais críticos: convergências teóricas. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 123, p. 477-492, Jun. 2013.

PERONI, V. M. V.; FLORES, M. L. R., Sistema nacional, plano nacional e gestão democrática da educação no Brasil: articulações e tensões. Educação (Porto Alegre), v. 37, n. 2, p. 180-189, maio-ago. 2014.

RODRIGUES, M. M.; SANTOS, C. O. F. Gestão educacional: inovações, limites e possibilidades. Acta Scientiarum. Education, v. 33, n. 1, p. 119-137, 23 maio 2011.

RUIZ, M. J. F.; MARINHEIRO, E. L. A democratização da escola pública: velhos e novos modelos de gestão escolar. Educação (UFSM), Santa Maria, p. 605-618, set. 2015.

SANTOS, M. C. G.; SALES, M. P. S. Gestão democrática da escola e gestão do ensino: a contribuição docente à construção da autonomia na escola. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), v. 14, n. 2, p. 171-183, Ago. 2012.

SANTOS, P. S. M. B. A constituição federal e a lei de diretrizes e bases da educação nacional como matrizes e estruturantes do campo político brasileiro: Analisando o campo do poder a refração política no âmbito da gestão democrática. Revista Periferia, v. 6, n. 2, jul./dez. 2014

SILVA, S. R. A educação frente às tendências liberal e comunitarista da democracia. Linhas Críticas, Brasília, v. 15, n. 28, p. 153-169, jan./jun. 2009

SOUZA, A. R. A natureza política da gestão escolar e as disputas pelo poder na escola. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 49, p. 159-174, jan./abr. 2012.

SOUZA, A. R. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 123

Publicado

2020-11-17

Cómo citar

Souza, K. A. de, & Silva, S. P. da R. (2020). CONSIDERAÇÕES SOBRE A GESTÃO DEMOCRATICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BRASIL ENTRE 2009 E 2018. Ensaios Pedagógicos, 4(1), p.58–66. Recuperado a partir de https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/205