CULTURA SURDA EM PERSPECTIVA DE INTERAÇÃO DISCURSIVA:
um estudo teórico
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.390Keywords:
Discursive Interaction. Deaf Culture. Libras. Training of Libras Teachers.Abstract
This bibliographic study is based on the following question: what contributions can the
Dialogical Theory of Language and studies on deaf culture offer to the training of Libras
teachers permeated by discursive interaction? To answer these question, the aim is to situate:
1) the concept of discursive interaction in light of the contributions of the Bakhtin Circle; and 2)
deaf culture in its interface with the training of Libras teachers. The research understands
discursive interaction as the construction of information, ideas and meanings between two or
more people through language, whether oral, written, gestural or any other form of
communication. In view of the above, this text is committed to investing, from a bibliographical
point of view, in this increasingly necessary relationship between interaction and teacher
training, specifically, of Libras.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Italo Urbano Barros Fernandes, Sr. Manassés Morais Xavier

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.