CULTURA SURDA EM PERSPECTIVA DE INTERAÇÃO DISCURSIVA:

um estudo teórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.390

Palavras-chave:

Interação Discursiva. Cultura Surda. Libras. Formação de Professores de Libras.

Resumo

Este estudo bibliográfico parte da seguinte questão de pesquisa: que contribuições a Teoria
Dialógica da Linguagem e estudos sobre cultura surda podem oferecer à formação de
professores de Libras atravessada pela interação discursiva? Para respondê-la, objetiva-se
situar: 1) o conceito de interação discursiva à luz dos contributos do Círculo de Bakhtin; e 2)
a cultura surda na sua interface com a formação de professores de Libras. A pesquisa entende
a interação discursiva como a construção de informações, ideias e significados entre duas ou
mais pessoas por meio da linguagem, seja ela oral, escrita, gestual ou de qualquer outra forma
de comunicação. Diante do apresentado, o presente texto se compromete a investir, do ponto
de vista bibliográfico, nessa relação cada vez mais necessária entre interação e formação de
professores, especificamente, de Libras.

Biografia do Autor

Sr. Manassés Morais Xavier, UFCG

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Tecnologias Digitais na Educação, Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba. Realizou Estágio Pós-Doutoral em Linguística na Universidade Federal da Paraíba.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Barros Fernandes, I. U., & Morais Xavier, M. (2024). CULTURA SURDA EM PERSPECTIVA DE INTERAÇÃO DISCURSIVA:: um estudo teórico. Ensaios Pedagógicos, 8(3), p.99–116. https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.390

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