MODELO MARS DE TUTORIA

Uma Experiência Institucional de Organização do Trabalho Tutorial na EAD

Autores

  • Marcela Fernandes Peixoto Uncisal
  • Alynne Acioli Santos

Palavras-chave:

Educação a Distância, Mediação pedagógica, Tutoria, Experiência institucional

Resumo

Trata-se da apresentação de uma experiência institucional voltada ao fortalecimento do trabalho tutorial no Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Em um cenário de expansão da EAD e de redefinições decorrentes do marco regulatório de 2025, o estudo evidencia lacunas na normatização da função do mediador pedagógico e a necessidade de referenciais institucionais mais consistentes. A partir da prática coordenada de tutoria e da identificação de fragilidades, desenvolveu-se o Modelo MARS de Tutoria, fundamentado nas dimensões de Mediação, Apoio Referencial e Social. Trata-se de um relato de experiência e estudo de caso qualitativo, cujo principal produto técnico é o Guia do Tutor, documento que organiza processos, atribuições e orientações didático-pedagógicas. Os resultados apontam que o modelo favoreceu maior coesão institucional e contribuiu para a consolidação de um sistema tutorial de qualidade na EAD pública.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Fernandes Peixoto, M., & Acioli Santos , A. (2025). MODELO MARS DE TUTORIA : Uma Experiência Institucional de Organização do Trabalho Tutorial na EAD. Ensaios Pedagógicos, 9(3), p.62–75. Recuperado de https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/466

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