EDUCAÇÃO INFANTIL E CURRÍCULO: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE À LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Hilary Machado da Silva Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Jin Kyong Karina Sampaio Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Sabrina Ribeiro da Silva de Araújo Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v1i2.31

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Currículo. Criança.

Resumo

O presente artigo pretende, a partir de uma análise crítica e reflexiva da resolução n.5/2009 das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, compreender o impacto desse documento na prática educativa cotidiana da Educação Infantil, assim como os conceitos e direcionamentos ali estabelecidos para nortear a ação pedagógica e a elaboração de políticas públicas educacionais. Objetiva-se ainda, revisitar a construção histórica da concepção de termos fundamentais para esse debate como o conceito de criança, currículo e educação infantil ao longo do tempo e na atualidade, de forma que possibilite ao leitor um olhar para o passado, uma reflexão sobre os limites e avanços presentes e, por fim, as possibilidades e desafios a serem enfrentados para o futuro dessa primeira etapa da Educação Básica.

Biografia do Autor

Hilary Machado da Silva, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Acadêmica em Licenciatura em Pedagogia pela UFSCar-Sorocaba.

Jin Kyong Karina Sampaio, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Acadêmica em Licenciatura em Pedagogia pela UFSCar-Sorocaba.

Sabrina Ribeiro da Silva de Araújo, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Acadêmica em Licenciatura em Pedagogia pela UFSCar-Sorocaba.

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Publicado

2018-01-12

Como Citar

Silva, H. M. da, Sampaio, J. K. K., & Araújo, S. R. da S. de. (2018). EDUCAÇÃO INFANTIL E CURRÍCULO: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE À LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Ensaios Pedagógicos, 1(2), p.40–48. https://doi.org/10.14244/enp.v1i2.31