EDUCAÇÃO INFANTIL E CURRÍCULO: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE À LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v1i2.31Palavras-chave:
Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Currículo. Criança.Resumo
O presente artigo pretende, a partir de uma análise crítica e reflexiva da resolução n.5/2009 das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, compreender o impacto desse documento na prática educativa cotidiana da Educação Infantil, assim como os conceitos e direcionamentos ali estabelecidos para nortear a ação pedagógica e a elaboração de políticas públicas educacionais. Objetiva-se ainda, revisitar a construção histórica da concepção de termos fundamentais para esse debate como o conceito de criança, currículo e educação infantil ao longo do tempo e na atualidade, de forma que possibilite ao leitor um olhar para o passado, uma reflexão sobre os limites e avanços presentes e, por fim, as possibilidades e desafios a serem enfrentados para o futuro dessa primeira etapa da Educação Básica.
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