O PROCESSO DE BOLONHA E AMÉRICA LATINA: A IMPORTAÇÃO VIA SEDEX DE UM CURRÍCULO CARO DEMAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.138

Palavras-chave:

Currículo. Bolonha. Cultura. América Latina.

Resumo

Quais os efeitos da homogeneização dos currículos para os alunos? Está foi a pergunta que nos moveu durante a escrita do presente artigo. Através de revisão de diversas leituras acerca do Processo de Bolonha pela visão de Oliveira (2017) podemos observar inúmeros motivos para duvidar da eficácia de sua intenção inicial quando seus idealizadores decidem expandir para a América Latina seu sistema. Com isso nos valemos de autores como Moreira e Silva (2011) para uma compreensão sobre a importância de o currículo voltado a cultura para os alunos terem com o que se identificar no processo de aprendizagem como Freire (1996) também comenta. Por fim fizemos um paralelo entre Bolonha e o currículo proposto para assim analisar se de fato houve uma mobilização a favor e como foram os efeitos para os alunos expostos a este currículo.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Martinez Junior, Universidade federal de São Carlos

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Sorocaba (FEFISO)

Especialização em Educação Física Escolar pela FEFISO

Aluno especial mestrado Ufscar

Atuação como professor de educação basica da disciplina de Educação Física na prefeitura municipal de Boituva

 

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Publicado

2019-07-21

Como Citar

Martinez Junior, M. A. (2019). O PROCESSO DE BOLONHA E AMÉRICA LATINA: A IMPORTAÇÃO VIA SEDEX DE UM CURRÍCULO CARO DEMAIS. Ensaios Pedagógicos, 3(2), p.24–30. https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.138