O PROCESSO DE BOLONHA E AMÉRICA LATINA: A IMPORTAÇÃO VIA SEDEX DE UM CURRÍCULO CARO DEMAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.138

Palavras-chave:

Currículo. Bolonha. Cultura. América Latina.

Resumo

Quais os efeitos da homogeneização dos currículos para os alunos? Está foi a pergunta que nos moveu durante a escrita do presente artigo. Através de revisão de diversas leituras acerca do Processo de Bolonha pela visão de Oliveira (2017) podemos observar inúmeros motivos para duvidar da eficácia de sua intenção inicial quando seus idealizadores decidem expandir para a América Latina seu sistema. Com isso nos valemos de autores como Moreira e Silva (2011) para uma compreensão sobre a importância de o currículo voltado a cultura para os alunos terem com o que se identificar no processo de aprendizagem como Freire (1996) também comenta. Por fim fizemos um paralelo entre Bolonha e o currículo proposto para assim analisar se de fato houve uma mobilização a favor e como foram os efeitos para os alunos expostos a este currículo.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Martinez Junior, Universidade federal de São Carlos

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Sorocaba (FEFISO)

Especialização em Educação Física Escolar pela FEFISO

Aluno especial mestrado Ufscar

Atuação como professor de educação basica da disciplina de Educação Física na prefeitura municipal de Boituva

 

Referências

BENEITONE, P.; YAROSH, M. Tuning impact in Latin America: is there implementation beyond design? Tuning Journal for Higher Education [S.l.], v. 3, n. 1, p. 187-216, dec. 2015. Disponível em: http://www.tuningjournal.org/article/view/112/1083. Acesso em: 20 jun. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, Ed. Paz e Terra, São Paulo, SP, 1996.

GESSER, V.; RANGHETTI, D. S. O currículo no ensino superior: princípios epistemológicos para um design contemporâneo. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7 n.2, agosto 2011. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 20 jun. 2019.

LIMA, L. C.; AZEVEDO, M.L.N.; CATANI, A.M. O processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 13, n. 1, p. 7-36, Mar. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772008000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 de jun. 2019.

MASSETO, M. T. Inovação curricular no ensino superior. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7 n.2. Agosto 2011, disponível em http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 20 de jun. 2019

MOREIRA, A. F. B. E CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n° 23, Maio - Agosto de 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a11. Acesso em: 20 de jun. 2019.

MOREIRA, A. F. e SILVA, T. T. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, A. F. e SILVA, T. T. Currículo, cultura e sociedade, 12ᵃ edição: Ed. Cortez. São Paulo, SP. 2011.

MORGADO, J. C. Processo de Bolonha e ensino superior num mundo globalizado. Educação & Sociedade, vol. 30, núm. 106, enero-abril, 2009, pp. 37-62 Centro de Estudos Educação e Sociedade Campinas, Brasil. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87313703003. Acesso em: 20 jun. 2019.

OLIVEIRA, L. T. C. de. Política de educação superior: do Processo de Bolonha ao Projeto Alfa Tuning América Latina. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.

ROBERTSON, S.L. O processo de Bolonha da Europa torna-se global: modelo, mercado, mobilidade, força intelectual ou estratégia para construção do Estado? Revista Brasileira de Educação, v. 14 n. 42 set./dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n42/v14n42a02.pdf. Acesso em: 20 jun. 2019.

TELLO, C. Políticas educativas, educación superior y proceso de Bolonia en Latinoamérica. In: Crítica Educativa (Sorocaba/SP), Vol.1, n.1, p.80-97, jan./jun. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22476/revcted.v1i1.25. Acesso em: 20 jun. 2019.

TEODORO, A.; GUILHERME, M. A educação superior em tempos de mudança na América Latina e na Europa: anotações para uma agenda alternativa. Laplage em Revista (Sorocaba), vol.3, n.3, set.-dez. 2017, p.8-16. Disponível em: http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/394/607. Acesso em: 20 jun. 2019.

Downloads

Publicado

2019-07-21

Como Citar

Martinez Junior, M. A. (2019). O PROCESSO DE BOLONHA E AMÉRICA LATINA: A IMPORTAÇÃO VIA SEDEX DE UM CURRÍCULO CARO DEMAIS. Ensaios Pedagógicos, 3(2), p.24–30. https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.138

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.