A INTERVENÇÃO DO BANCO MUNDIAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS DESDOBRAMENTOS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v3i1.121

Palavras-chave:

Banco Mundial. Políticas Educacionais. Reforma Educacional. Qualidade de Educação.

Resumo

Este artigo discorre, por meio de levantamento bibliográfico, sobre o espaço que as agências multilaterais, nesse caso específico, o Banco Mundial, ocupam nas políticas educacionais dos países em desenvolvimento, limitando a autonomia de gestão dos Estados-Nação, a partir de contrapartidas exigidas para os empréstimos concedidos. A proposta do BM é articulada, abrangendo um amplo conjunto de aspectos vinculados a educação, das macropolíticas até a sala de aula, impactando significativamente e onerosamente na qualidade da educação.

Biografia do Autor

Roberta Cristiane Frati, UFSCAR

Graduação Pedagogia UNIVERSIDADE DE SOROCABA

Pós-graduação Psicopedagogia UNIVERSIDADE DE SOROCABA

MBA Gestão Escolar Empreendedora UFRJ

Pós Graduação Supervisão Escolar Faculdades São Luis 

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Publicado

2019-07-11

Como Citar

Frati, R. C. (2019). A INTERVENÇÃO DO BANCO MUNDIAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS DESDOBRAMENTOS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. Ensaios Pedagógicos, 3(1), p.4–9. https://doi.org/10.14244/enp.v3i1.121