A INTERVENÇÃO DO BANCO MUNDIAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS DESDOBRAMENTOS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v3i1.121Palabras clave:
Banco Mundial. Políticas Educacionais. Reforma Educacional. Qualidade de Educação.Resumen
Este artigo discorre, por meio de levantamento bibliográfico, sobre o espaço que as agências multilaterais, nesse caso específico, o Banco Mundial, ocupam nas políticas educacionais dos países em desenvolvimento, limitando a autonomia de gestão dos Estados-Nação, a partir de contrapartidas exigidas para os empréstimos concedidos. A proposta do BM é articulada, abrangendo um amplo conjunto de aspectos vinculados a educação, das macropolíticas até a sala de aula, impactando significativamente e onerosamente na qualidade da educação.
Citas
BANCO MUNDIAL. Priorites and strategies for education: a World Bank sector review. Washington D. C. 1995.
FORJAZ, M.C.S. Globalização e Crise do Estado Nacional. RAE Revista de Administração de Empresas/ EAESP/ FGV, São Paulo, Brasil, 2000.
FURTADO, A.G.; OGAWA, M.N. Políticas Públicas do Livro Didático e o Banco Mundial. In: Anais. IX ANPED Sul. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2019.
LOCKHEED, M.; VERSPOOR, A. Improving Primare Education in Developing Countries. Washington D. C., Oxford University Press; World Bank, 1991.
MOTA JUNIOR, W.P.; MAUÉS, O.C. O Banco Mundial e as Políticas Educacionais Brasileiras. Educação & Realidade, vol. 39, núm. 4, outubro/dezembro, 2014. Disponível: < http://www.scielo.br/pdf/edreal/v39n4/10.pdf>. Acesso: em 10 jun. 2019.
SILVA, M.A. Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira. Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n.61, p. 283-301, dez 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v23n61/a03v2361.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2019.
SILVEIRA, R.M.G. Educação, História e Política. Clio Revista de Pesquisa Histórica nº18, 1998. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24782>. Acesso em: 25 jun. 2019.
TORRES, R.M. Melhorou a qualidade da educação básica?. In: DE TOMMASI, L.; WARDE, M.J.; HADDAD, Estratégias do Banco Mundial. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Roberta Cristiane Frati
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.