A INTERVENÇÃO DO BANCO MUNDIAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS DESDOBRAMENTOS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v3i1.121

Palabras clave:

Banco Mundial. Políticas Educacionais. Reforma Educacional. Qualidade de Educação.

Resumen

Este artigo discorre, por meio de levantamento bibliográfico, sobre o espaço que as agências multilaterais, nesse caso específico, o Banco Mundial, ocupam nas políticas educacionais dos países em desenvolvimento, limitando a autonomia de gestão dos Estados-Nação, a partir de contrapartidas exigidas para os empréstimos concedidos. A proposta do BM é articulada, abrangendo um amplo conjunto de aspectos vinculados a educação, das macropolíticas até a sala de aula, impactando significativamente e onerosamente na qualidade da educação.

Biografía del autor/a

Roberta Cristiane Frati, UFSCAR

Graduação Pedagogia UNIVERSIDADE DE SOROCABA

Pós-graduação Psicopedagogia UNIVERSIDADE DE SOROCABA

MBA Gestão Escolar Empreendedora UFRJ

Pós Graduação Supervisão Escolar Faculdades São Luis 

Citas

BANCO MUNDIAL. Priorites and strategies for education: a World Bank sector review. Washington D. C. 1995.

FORJAZ, M.C.S. Globalização e Crise do Estado Nacional. RAE Revista de Administração de Empresas/ EAESP/ FGV, São Paulo, Brasil, 2000.

FURTADO, A.G.; OGAWA, M.N. Políticas Públicas do Livro Didático e o Banco Mundial. In: Anais. IX ANPED Sul. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2019.

LOCKHEED, M.; VERSPOOR, A. Improving Primare Education in Developing Countries. Washington D. C., Oxford University Press; World Bank, 1991.

MOTA JUNIOR, W.P.; MAUÉS, O.C. O Banco Mundial e as Políticas Educacionais Brasileiras. Educação & Realidade, vol. 39, núm. 4, outubro/dezembro, 2014. Disponível: < http://www.scielo.br/pdf/edreal/v39n4/10.pdf>. Acesso: em 10 jun. 2019.

SILVA, M.A. Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira. Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n.61, p. 283-301, dez 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v23n61/a03v2361.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2019.

SILVEIRA, R.M.G. Educação, História e Política. Clio Revista de Pesquisa Histórica nº18, 1998. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24782>. Acesso em: 25 jun. 2019.

TORRES, R.M. Melhorou a qualidade da educação básica?. In: DE TOMMASI, L.; WARDE, M.J.; HADDAD, Estratégias do Banco Mundial. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Publicado

2019-07-11

Cómo citar

Frati, R. C. (2019). A INTERVENÇÃO DO BANCO MUNDIAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS DESDOBRAMENTOS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. Ensaios Pedagógicos, 3(1), p.4–9. https://doi.org/10.14244/enp.v3i1.121