CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DE CÉLESTIN FREINET
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v1i1.10Palavras-chave:
Centros de interesse. Pedagogia Freinet. Expressão livre.Resumo
O objetivo do artigo é refletir a atualidade e contribuições do pensamento pedagógico de Célestin Freintet, educador francês do século XIX, um dos principais educadores que, avança em direção à uma educação popular. No conjunto de seu pensamento epistemológico, reconhece a sociedade como refletora de contradições dos interesses das classes que nela existem, considera que como instituição social a escola também explicita tais contradições, mas a despeito desse contexto também poderia apresentar pistas para a sua superação por meio da educação nos tempos e espaços da escola. O texto está organizado em duas seções com respectivas subseções: 1) a escola: espaço de criação e recriação e 2) a inauguração de novas técnicas e centros de interesse da pedagogia Freinet. Uma de suas grandes contribuições, indiscutivelmente foi possibilitar a expressão livre do pensamento e a proposição de uma nova possibilidade de aprender: pelo interesse e de forma prazerosa.Referências
FREINET, C. Pedagogia do bom senso. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
FREINET, C. Para uma escola do povo. Lisboa: Presença, 1973.
FREINET É. Nascimento de uma pedagogia popular. Lisboa: Estampa, 1978.
FREINET, C. O Itinerário de Celéstin Freinet: a livre expressão na Pedagogia Freinet. Trad. Priscila de Siqueira. Rio de Janeiro; Livraria Francisco Alves editora, 1979.
LIMA, P. G. Formação de professores: por uma ressignificação do trabalho pedagógico na escola. Dourados/MS: Editora da UFGD,2010.
LIMA, P. G. Fundamentos teóricos e práticas pedagógicas. Engenheiro Coelho/SP: Unaspress, 2013.
SAMPAIO, Rosa Maria W. F. Freinet – Evolução Histórica e Atualidades. 2a ed. São Paulo :Scipione, 1994.
SANTOS, M. L. dos. Expressão livre no aprendizado da Língua Portuguesa – Pedagogia Freinet. São Paulo: Scipione, 1991 (Série Pensamento e Ação no Magistério).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Rubens Rodrigues Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.