DISCUSSÃO SOBRE O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE ANA TEBEROSKY E O DESENVOLVIMENTO DA LECTO-ESCRITA

Autores/as

  • Rosilene Rodrigues Lima Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Palabras clave:

Ana Teberosky. Lecto-escrita. Letramento. Alfabetização.

Resumen

Por meio de seus estudos sobre alfabetização Teberosky e colaboradores concluíram que a escrita produzida pelas crianças é parte de seu esquema de assimilação da aprendizagem, isto é, conforme o seu desenvolvimento manifestado pela linguagem oral inicialmente. Nesse sentido o desenvolvimento da linguagem não ocorre desvinculado da estruturação do pensamento, dos esquemas mentais, de sua capacidade de assimilação, acomodação entre equilíbrios e desequilíbrios na elaboração de hipóteses que vivencia e faz parte de seu contexto. O objetivo desse artigo é, discutir as contribuições de Ana Teberosky sobre o desenvolvimento da lecto-escrita da criança, por meio de uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico. O pensamento pedagógico de Ana Teberosky é centrado no construtivismo, nesse sentido, a sua ênfase é sempre os processos psicológicos sobre a apropriação da lecto-escrita, eixos indispensáveis para se compreender e favorecer as intervenções e acompanhamento do desenvolvimento da criança nesse âmbito.

Biografía del autor/a

Rosilene Rodrigues Lima, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Docente efetiva da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo. Temas centrais de seus estudos: Educação Infantil, processo ensino-aprendizagem e formação de educadores

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Publicado

2017-08-23

Cómo citar

Lima, R. R. (2017). DISCUSSÃO SOBRE O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE ANA TEBEROSKY E O DESENVOLVIMENTO DA LECTO-ESCRITA. Ensaios Pedagógicos, 1(1), p.77–86. Recuperado a partir de https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/9