DISCUSSÃO SOBRE O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE ANA TEBEROSKY E O DESENVOLVIMENTO DA LECTO-ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v1i1.9Keywords:
Ana Teberosky. Lecto-escrita. Letramento. Alfabetização.Abstract
Por meio de seus estudos sobre alfabetização Teberosky e colaboradores concluíram que a escrita produzida pelas crianças é parte de seu esquema de assimilação da aprendizagem, isto é, conforme o seu desenvolvimento manifestado pela linguagem oral inicialmente. Nesse sentido o desenvolvimento da linguagem não ocorre desvinculado da estruturação do pensamento, dos esquemas mentais, de sua capacidade de assimilação, acomodação entre equilíbrios e desequilíbrios na elaboração de hipóteses que vivencia e faz parte de seu contexto. O objetivo desse artigo é, discutir as contribuições de Ana Teberosky sobre o desenvolvimento da lecto-escrita da criança, por meio de uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico. O pensamento pedagógico de Ana Teberosky é centrado no construtivismo, nesse sentido, a sua ênfase é sempre os processos psicológicos sobre a apropriação da lecto-escrita, eixos indispensáveis para se compreender e favorecer as intervenções e acompanhamento do desenvolvimento da criança nesse âmbito.
References
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Los sistemas de escritura en el desarrollo del niño. México: Siglo XXI, 1979.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênse da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1985.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênse da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LIMA, P.G. Fundamentos teóricos e práticas pedagógicas. Engenheiro Coelho/SP: Unaspress, 2013.
MENDONÇA, O.S.; MENDONÇA, O.C. de. Psicogênese da Língua Escrita: contribuições, equívocos e consequências para a alfabetização. In: Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos / Universidade Estadual Paulista. Pró-Reitoria de Graduação; Universidade Virtual do Estado de São Paulo. – São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 2, p.36-57, 2011.
PORTILLA, C.; TEBEROSKY, A.: una experiencia en pré-escolar. Lectura y vida: Revista latinoamericana de lectura, vol. 31, nº. 1, p. 50-67, 2010.
RAMÍREZ, C.R.P.; CORONADO, A.T. La influencia de la escritura en la comprensión del significado y la forma en variaciones lexicales del español en niños pré-escolares. Forma y Función no 20, p. 79-93, Bogotá, 2007.
SOARES, M. Letramento e escolarização. In: UNESP. Cadernos de formação: Alfabetização. São Paulo: UNESP, p. 79-98, 2003
TEBEROSKY, A. La lectura desde la perspectiva constructivista. Revista Aula de Aula de Innovación Educativa [Versión electrónica], n. 179, 2009. Disponível em: http://didacticalenguajeycomunicacion.wikispaces.com/file/view/1.la+lectura+-+ana+teberosky.pdf. Acesso em 28/05/2015.
TEBEROSKY, A. Actividades iniciales de escritura: Leytura e Vida, Ano 08, n.2, 1987. Disponível em: http://www.lecturayvida.fahce.unlp.edu.ar/numeros/a8n2/08_02_Teberosky.pdf. Acesso em 02/06/2015.
TEBEROSKY, A. El lenguaje escrito y la alfabetización. Leytura e Vida, Ano 11, n.3, 1990. http://www.lecturayvida.fahce.unlp.edu.ar/numeros/a11n3/11_03_Teberosky.pdf. Acesso em 02/06/2015.
TEBERSOKY, A. La intervención pedagógica y la comprensión de la lengua escrita. Disponível em:<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_tese/Pedagogia/artigo-ana-teberosky.pdfAcesso em 30/05/2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Rosilene Rodrigues Lima
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.