LA ESTÉTICA LITERARIA EN LA POESIA DE MUJERES SORDAS DEL NORESTE
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.380Palabras clave:
Poesía, Mujeres Sordas, Elementos estéticosResumen
Este estudio uvo como objetivo analizar los elementos estéticos presentes en la literatura desarrollada por mujeres sordas en la región noreste. A través de un enfoque cualitativo y exploratorio, analizamos obras literarias centrándonos en los fundamentos teórico-metodológicos propuestos por Sutton-Spence (2021). El corpus estuvo compuesto por tres poemas de autores paraíbanos que fueron presentados en veladas literarias difundidas en YouTube, en referencia al Día del Nordeste. Las obras abordan respectivamente la resistencia del pueblo nordestino; la rutina de la gente del campo en medio de la pandemia del covid-19; y el personaje María Bonita. En los análisis identificamos la presencia predominante de elementos visuales e imaginativos, basados en: clasificadores, incorporaciones, elementos no manuales, metáforas, estructuras espaciales estéticas, perspectivas múltiples, repetición, ritmo y rima. Al difundir estos datos obtenidos, se espera ampliar la comprensión de la estética literaria de los poetas sordos del noreste y promover una mayor visibilidad de la cultura sorda en el contexto nororiental, especialmente desde la perspectiva de las mujeres sordas.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Hosana Gouveia Ramalho, Janaína Aguiar Peixoto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.