INEQUALITY OF ACCESS, TEACHING WORK AND THE FUTURE OF POST-PANDEMIC EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v5i1.258Keywords:
desigualdade, trabalho docente, educação pós-pandêmicaAbstract
This work describes how the pandemic has amplified the difficulties of access to education, extending these conflicts to the teaching activity, and aims to highlight how it is essential that these aspects are taken to future discussions when thinking about post-education pandemic. The methodology used was bibliographic research and qualitative analysis of this research. The main sources sought will be articles published in digital media and platforms such as Scielo, Google Scholar, and related journals. The article searches were defined with a cutout between 2019 and 2021 so that the studies describing the reality of public education during the pandemic context could be achieved. In a complementary way, a quantitative approach was presented, exposing data, within these same periods, of research containing the expansive numbers of students outside the school and without access to education in this context, to present other aspects that reinforce the objective of this discussion.
References
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
AVELINO, W. F. .; MENDES, J. G. A realidade da educação brasileira a partir da Covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 56–62, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.3759679. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/137. Acesso em: 4 out. 2021.
ÁVILA, Alynni L. Evasão escolar e pandemia: quanto pior, pior. UFRGS, Jornal da Universidade. 1 de abril. 2021. Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/evasao-escolar-e-pandemia-quanto-pior-pior/. Acesso em: 30 de set. 2021
BERNARDINELI, Muriana ; ALMEIDA, CAMILA. A transgressão do direito fundamental à educação e os retrocessos no ensino consequência da covid 19: Desafios da educação no pós pandemia. Pensar Acadêmico, Manhuaçu, v. 18, n.5, p. 923-949, dezembro, número especial, 2020.
CANI, Josiane Brunetti; SANDRINI, Elizabete Gerlânia Caron; SOARES, Gilvan Mateus; SCALZER, Kamila. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista IfesCiência, v. 6, Edição Especial, n. 1, 2020, p. 23-39. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/download/713/484. Acesso em: 17 nov. 2020
CARDOSO, Nilson S.; MENDONÇA, Sueli G. FORPIBID-RP E A POLITIZAÇÃO COMO ENFRENTAMENTO AO ENSINO REMOTO. Revista formação em movimentação. v. 2 n. 4 (2020): Pesquisas sobre formação de professores: diferentes olhares, múltiplas perspectivas. 21-09-2020. DOI: doi.org/10.38117/2675-181X.formov2020.v2i2n4.647-654. Acesso em: 13 dez. 2021. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/view/624
LOPES, Paulo Cesar de Almeida Barros. “A Covid-19, o retorno às aulas e o custo social do fechamento das escolas -o que pode ser feito?”Educação Pública, vol. 20, n.29, 2020.
MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG, 2020, v.20.
SALDANHA, Luís Cláudio. A experiência da linguagem nas teleaulas: limites e possibilidades do diálogo pedagógico em EaD. VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TEORIA CRÍTICA: DESAFIOS NA ERA DIGITAL. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. De 10 a 14 de Setembro de 2012
SEEDF- Orientações à Rede Pública de Ensino para o registro das atividades pedagógicas não presenciais. Gerência de Supervisão da Rede Pública de Ensino. Julho, 2020. Acesso em: 11 de out 2021
SILVA, Fabrício Rodrigues da; SILVA, Adriana Alves. Ensino remoto e educação em tempos de pandemia do novo coronavírus no Brasil: aproximação crítica sobre os impactos no ensino-aprendizagem. Revista LABOR, Fortaleza, v. 2, n. 24, p. 87-109, jul./dez. 2020.
TREZZI, Clóvis. A educação pós-pandemia: uma análise a partir da desigualdade educacional. Dialogia, São Paulo, n. 37, p. 1-14, e18268, jan./abr. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18268. Acesso em: 19 de nov 2021.
UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância- Cenário da Exclusão Escolar no Brasil-Um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação. Editora Cenpec Educação. Abril, 2021. Acesso em: 03 de out 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Manoela Helena da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.