DISCUSSÃO SOBRE O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE ANA TEBEROSKY E O DESENVOLVIMENTO DA LECTO-ESCRITA

Autores

  • Rosilene Rodrigues Lima Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v1i1.9

Palavras-chave:

Ana Teberosky. Lecto-escrita. Letramento. Alfabetização.

Resumo

Por meio de seus estudos sobre alfabetização Teberosky e colaboradores concluíram que a escrita produzida pelas crianças é parte de seu esquema de assimilação da aprendizagem, isto é, conforme o seu desenvolvimento manifestado pela linguagem oral inicialmente. Nesse sentido o desenvolvimento da linguagem não ocorre desvinculado da estruturação do pensamento, dos esquemas mentais, de sua capacidade de assimilação, acomodação entre equilíbrios e desequilíbrios na elaboração de hipóteses que vivencia e faz parte de seu contexto. O objetivo desse artigo é, discutir as contribuições de Ana Teberosky sobre o desenvolvimento da lecto-escrita da criança, por meio de uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico. O pensamento pedagógico de Ana Teberosky é centrado no construtivismo, nesse sentido, a sua ênfase é sempre os processos psicológicos sobre a apropriação da lecto-escrita, eixos indispensáveis para se compreender e favorecer as intervenções e acompanhamento do desenvolvimento da criança nesse âmbito.

Biografia do Autor

Rosilene Rodrigues Lima, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Docente efetiva da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo. Temas centrais de seus estudos: Educação Infantil, processo ensino-aprendizagem e formação de educadores

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Publicado

2017-08-23

Como Citar

Lima, R. R. (2017). DISCUSSÃO SOBRE O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE ANA TEBEROSKY E O DESENVOLVIMENTO DA LECTO-ESCRITA. Ensaios Pedagógicos, 1(1), p.77–86. https://doi.org/10.14244/enp.v1i1.9