PESQUISA COLABORATIVA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Vanessa Ferreira Garcia UFSCAR- Campus Sorocaba
  • Fabiana Goveia Gava UFSCar campus Sorocaba/SP
  • Milena Trude Lima Giacomel da Rocha UFSCar campus Sorocaba/SP

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.61

Palavras-chave:

Pesquisa colaborativa. Pesquisa qualitativa. Formação de professores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o campo conceitual, etapas e eixos procedimentais da pesquisa colaborativa no campo da educação. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa centrado na revisão de literatura especializada, destacando-se como fontes centrais as obras de Ibiapina (2008, 2016), Magalhães (2007, 2011), Ferreira (2009) entre outros. Essa abordagem cunhada de Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) é enfatizada como uma das estratégias de abordagem qualitativa na qual,] a participação não é reduzida à simples cooperação, consequentemente a sensibilidade de todos os atores, pesquisadores e participantes, torna-se o eixo de nucleação dos significados e percepções a partir do objeto de estudo. Na área de formação de professores a pesquisa colaborativa projeta-se como significativa ferramenta para compreensão e desvelamento de mundo que são construídas na escola e seu contexto e na formação docente inicial e continuada.

Biografia do Autor

Vanessa Ferreira Garcia, UFSCAR- Campus Sorocaba

Mestranda em Educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP, especialista em Psicopedagogia e professora de educação básica I – Educação Infantil na rede municipal de ensino de Sorocaba/SP. 

Milena Trude Lima Giacomel da Rocha, UFSCar campus Sorocaba/SP

Aluna especial no Mestrado em Educação da UFSCar-Sorocaba.

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Publicado

2018-07-12

Como Citar

Garcia, V. F., Gava, F. G., & Rocha, M. T. L. G. da. (2018). PESQUISA COLABORATIVA EM EDUCAÇÃO. Ensaios Pedagógicos, 2(1), p.73–80. https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.61