DESIGUALDADE DE ACESSO, TRABALHO DOCENTE E O FUTURO DA EDUCAÇÃO PÓS-PANDÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v5i1.258Palavras-chave:
desigualdade, trabalho docente, educação pós-pandêmicaResumo
Este trabalho descreve como a pandemia tem amplificado as dificuldades de acesso à educação, estendendo estes conflitos para a atuação docente, e tem por objetivo evidenciar como é imprescindível que estes aspectos sejam levados para discussões futuras ao se pensar a educação pós-pandemia. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a análise qualitativa dessa pesquisa. As principais fontes buscadas serão artigos publicados no meio digital e em plataformas como SciELO, Google Scholar, e jornais relacionados. As buscas de artigos foram definidas com um recorte entre o período de 2019 e 2021 para que fossem alcançados os estudos que descrevessem a realidade da educação pública durante o contexto pandêmico. De forma complementar, foi apresentada uma abordagem quantitativa, expondo dados, dentro destes mesmos períodos, de pesquisas contendo os expansivos números de alunos fora da escola e sem acesso à educação neste contexto, para apresentar outros aspectos que reforçam o objetivo desta discussãoReferências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
AVELINO, W. F. .; MENDES, J. G. A realidade da educação brasileira a partir da Covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 56–62, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.3759679. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/137. Acesso em: 4 out. 2021.
ÁVILA, Alynni L. Evasão escolar e pandemia: quanto pior, pior. UFRGS, Jornal da Universidade. 1 de abril. 2021. Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/evasao-escolar-e-pandemia-quanto-pior-pior/. Acesso em: 30 de set. 2021
BERNARDINELI, Muriana ; ALMEIDA, CAMILA. A transgressão do direito fundamental à educação e os retrocessos no ensino consequência da covid 19: Desafios da educação no pós pandemia. Pensar Acadêmico, Manhuaçu, v. 18, n.5, p. 923-949, dezembro, número especial, 2020.
CANI, Josiane Brunetti; SANDRINI, Elizabete Gerlânia Caron; SOARES, Gilvan Mateus; SCALZER, Kamila. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista IfesCiência, v. 6, Edição Especial, n. 1, 2020, p. 23-39. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/download/713/484. Acesso em: 17 nov. 2020
CARDOSO, Nilson S.; MENDONÇA, Sueli G. FORPIBID-RP E A POLITIZAÇÃO COMO ENFRENTAMENTO AO ENSINO REMOTO. Revista formação em movimentação. v. 2 n. 4 (2020): Pesquisas sobre formação de professores: diferentes olhares, múltiplas perspectivas. 21-09-2020. DOI: doi.org/10.38117/2675-181X.formov2020.v2i2n4.647-654. Acesso em: 13 dez. 2021. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/view/624
LOPES, Paulo Cesar de Almeida Barros. “A Covid-19, o retorno às aulas e o custo social do fechamento das escolas -o que pode ser feito?”Educação Pública, vol. 20, n.29, 2020.
MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG, 2020, v.20.
SALDANHA, Luís Cláudio. A experiência da linguagem nas teleaulas: limites e possibilidades do diálogo pedagógico em EaD. VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TEORIA CRÍTICA: DESAFIOS NA ERA DIGITAL. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. De 10 a 14 de Setembro de 2012
SEEDF- Orientações à Rede Pública de Ensino para o registro das atividades pedagógicas não presenciais. Gerência de Supervisão da Rede Pública de Ensino. Julho, 2020. Acesso em: 11 de out 2021
SILVA, Fabrício Rodrigues da; SILVA, Adriana Alves. Ensino remoto e educação em tempos de pandemia do novo coronavírus no Brasil: aproximação crítica sobre os impactos no ensino-aprendizagem. Revista LABOR, Fortaleza, v. 2, n. 24, p. 87-109, jul./dez. 2020.
TREZZI, Clóvis. A educação pós-pandemia: uma análise a partir da desigualdade educacional. Dialogia, São Paulo, n. 37, p. 1-14, e18268, jan./abr. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18268. Acesso em: 19 de nov 2021.
UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância- Cenário da Exclusão Escolar no Brasil-Um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação. Editora Cenpec Educação. Abril, 2021. Acesso em: 03 de out 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Manoela Helena da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.