O QUINTAL DE MINHA ESCOLA É MAIOR DO QUE O MUNDO: EXPERI-MENTAÇÕES ESTÉTICAS, POÉTICAS E POLÍTICAS NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Eder Rodrigues Proença Diretor de Escola na Secretaria da Educação de Sorocaba/SP

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v4i1.200

Palavras-chave:

Pedagogia do Subterrâneo. Experimentações. Cotidiano escolar.

Resumo

O texto apresenta duas experimentações propiciadas por mim, diretor de escola da rede municipal de educação de Sorocaba/SP, entre os anos de 2016 a 2018. O objetivo é compartilhar a noção de educação que ultrapassa o instituído pelos documentos oficiais, tidos como norteadores das ações escolares e refletir, a partir de brechas e pelas margens criadas no sistema, possibilidades outras para a escola que é viva e está em permanente movimento. Essas experimentações nascem da aproximação com diversas manifestações artísticas e compõem o que venho chamando de pedagogia do subterrâneo, conceito latente que evidencia ações éticas, estéticas e políticas no e do cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Eder Rodrigues Proença, Diretor de Escola na Secretaria da Educação de Sorocaba/SP

Doutor em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação – Uniso – Sorocaba/SP. Diretor de Escola na Secretaria da Educação de Sorocaba/SP.

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

Proença, E. R. (2020). O QUINTAL DE MINHA ESCOLA É MAIOR DO QUE O MUNDO: EXPERI-MENTAÇÕES ESTÉTICAS, POÉTICAS E POLÍTICAS NO COTIDIANO ESCOLAR. Ensaios Pedagógicos, 4(1), p.5–16. https://doi.org/10.14244/enp.v4i1.200