O QUINTAL DE MINHA ESCOLA É MAIOR DO QUE O MUNDO: EXPERI-MENTAÇÕES ESTÉTICAS, POÉTICAS E POLÍTICAS NO COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v4i1.200Palavras-chave:
Pedagogia do Subterrâneo. Experimentações. Cotidiano escolar.Resumo
O texto apresenta duas experimentações propiciadas por mim, diretor de escola da rede municipal de educação de Sorocaba/SP, entre os anos de 2016 a 2018. O objetivo é compartilhar a noção de educação que ultrapassa o instituído pelos documentos oficiais, tidos como norteadores das ações escolares e refletir, a partir de brechas e pelas margens criadas no sistema, possibilidades outras para a escola que é viva e está em permanente movimento. Essas experimentações nascem da aproximação com diversas manifestações artísticas e compõem o que venho chamando de pedagogia do subterrâneo, conceito latente que evidencia ações éticas, estéticas e políticas no e do cotidiano escolar.Referências
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