PERCEPÇÕES DE IMAGENS DA VULNERABILIDADE DA MULHER POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Wendy Stefani Cristine da Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba.
  • Dayane Cristina Russi Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba.
  • Hylio Laganá Fernandes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba.

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.108

Palavras-chave:

Machismo. Adolescentes. Vulnerabilidade.

Resumo

O termo vulnerabilidade compreende as características, condições de vida e possibilidades de uma pessoa ou grupo, que refletem sobre o acesso às redes de serviço do Estado (educação, saúde, cultura/lazer, formação profissional). Desde crianças, meninos e meninas são conduzidos a uma construção desigual quanto aos papeis de gênero, aprendidas culturalmente. Esta pesquisa quantiqualitativa foi realizada em uma escola estadual da cidade de Sorocaba/SP, com alunos do ensino médio (15-18 anos) com o objetivo de conhecer as percepções de meninas e meninos a partir de imagens relacionadas à vulnerabilidade da mulher no contexto da cultura hegemônica marcada pelo machismo. Os resultados apontam a alienação desses alunos com relação a vulnerabilidade da mulher, e também a vulnerabilidade em que indivíduos de classes menos abastadas estão sujeitos; esse comportamento, inclusive, não está restrito aos homens, mas também às mulheres que endossam pressupostos machistas, daí a importância de se discutir essa temática com os adolescentes.

Biografia do Autor

Wendy Stefani Cristine da Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba.

Graduanda em Ciências Biológicas, Licenciatura, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba.

Dayane Cristina Russi, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba.

Graduanda em Ciências Biológicas, Licenciatura, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba.

Hylio Laganá Fernandes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba.

Doutor em educação, professor Associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba, Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE).

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Publicado

2018-12-29

Como Citar

Silva, W. S. C. da, Russi, D. C., & Fernandes, H. L. (2018). PERCEPÇÕES DE IMAGENS DA VULNERABILIDADE DA MULHER POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Ensaios Pedagógicos, 2(3), p.47–55. https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.108