ARTICULAÇÃO ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA, CONSELHO TUTELAR E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Autores

  • Lorena Alves Rodrigues Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba http://orcid.org/0000-0001-5857-3504
  • Gabriela Pedroso Pereira Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba
  • Isadora do Nascimento Fernandes Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba
  • Leonardo Henrique Batinga Gonçalves Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v3i.186

Palavras-chave:

Gestão escolar. Conselho tutelar. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo estabelecer relações entre a gestão escolar, Conselho Tutelar e o Estatuto da Criança e do Adolescente quanto a sua possível efetivação. O desenvolvimento do trabalho deu-se por meio de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, com a utilização de um estudo de caso, com a utilização de um roteiro de questões semiestruturadas, aplicados à 23 alunos dos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFSCar-Sorocaba. Ao longo do trabalho, percebemos que a efetivação da articulação entre os três eixos listados é um processo em construção quanto ao: (a) direito da criança e do adolescente, (b) o papel do gestor na mediação, (c) e a preocupação da importância do Estatuto da Criança e do Adolescente no cotidiano escolar, que deve ser debatida amplamente para dirimir a busca pela efetivação do direito da criança e do adolescente.

Biografias Autor

Lorena Alves Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Academica em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos.

Gabriela Pedroso Pereira, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Acadêmica do curso de Licenciatura em Química, Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Divulgação da Ciência (GPEDIC) vinculado ao CNPq  e credenciado pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. 

Isadora do Nascimento Fernandes, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Acadêmica do curso de Licenciatura em Química, Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Divulgação da Ciência (GPEDIC) vinculado ao CNPq  e credenciado pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba.

Leonardo Henrique Batinga Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Acadêmico do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. 

Referências

ALBUQUERQUE, C. Os direitos da criança: as nações unidas, a convenção e o comité. Ministério Público de Portugal. Disponível: http://gddc.ministeriopublico.pt/sites/default/files/os_direitos_crianca_catarina_albuquerque.pdf. Acesso em: 27 nov.2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 05 de outubro de 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 27 nov.2019.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.9394/1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Aceso em: 02 dez.2019.

BRASIL. Lei n.8.069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 02 de dez.2019.

FUNDAÇÃO TELEFÔNICA. Causos e contos do ECA: histórias em retrato – o estudo da criança e do adolescente no cotidiano, 2006. Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/public_html/wp-content/themes/fundacao-telefonica/promenino/campanha/causosdoeca/pdf/2_concurso_livro_causos.pdf. Acesso em: Acesso em: 30 nov.2019.

FUNDAÇÃO TELEFÔNICA. Uma Breve História dos Direitos da Criança e do Adolescente no Brasil. 2016. Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/promenino/trabalhoinfantil/noticia/uma-breve-historia-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-no-brasil/. Acesso em: 30.nov.2019.

MACHADO, M.R.; ALVARELI, L.V.G. Gestão escolar e conselho tutelar: uma parceria necessária baseada no estatuto da criança e do adolescente (ECA). UNIFATEIA, FATEC Cruzeiro. ECCOM,v.9, n.18, jul.-dez.2018. Disponível em: http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/857/862. Acesso em: 27 nov.2019.

MEDEIROS, M. V., CABRAL, C.L.O. Formação docente: da teoria à prática, em uma abordagem sócio-histórica. Revista E-curriculum, v.1, n.2, jun.2006. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3122/2060. Acesso em: 01 dez. 2019.

NAVES, R.; GAZONI, C. Direito ao futuro: desafios para a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010, p. 36.

UNICEF. Proteção para cada criança. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/protecao. Acesso em: Acesso em: 27 nov.2019.

Publicado

2019-12-28

Como Citar

Rodrigues, L. A., Pereira, G. P., Fernandes, I. do N., & Gonçalves, L. H. B. (2019). ARTICULAÇÃO ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA, CONSELHO TUTELAR E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Ensaios Pedagógicos, 3, p.121–128. https://doi.org/10.14244/enp.v3i.186