A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NUM CONTEXTO DE TRANSFORMAÇÃO ESTRUTURAL DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v3i3.154

Palavras-chave:

Educadores de adultos. Políticas educativas. Reconfiguração do Estado. Emancipação social.

Resumo

Procura-se neste artigo contribuir com uma reflexão sociologicamente apoiada na análise científica das políticas públicas de educação de adultos que vem sendo realizada em Portugal ao longo das duas últimas décadas, para problematizar alguns dos principais desafios que se colocam à atividade de quem exerce o seu trabalho na educação e formação de adultos pouco escolarizados. Inspirados nos resultados de investigação da nossa tese de doutoramento e sobre alguns dos principais trabalhos científicos sobre as políticas públicas do Programa Novas Oportunidades, um momento importante do investimento Estatal e do voluntarismo político vigente ao longo deste período neste campo de práticas educativas, problematizamos alguns dos principais desafios a partir dos quais vamos defender o nosso ponto de vista. O exercício de uma prática educativa que tem lugar num contexto do novo paradigma hegemónico da “aprendizagem ao longo da vida” coloca um conjunto de provações fundamentais ao ofício de educador de adultos.

Biografia Autor

João Eduardo Martins, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Faculdade de Economia da Universidade do Algarve

Doutorado em Sociologia - especialidade de Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Educação. Professor Auxiliar da Universidade do Algarve - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.

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Publicado

2019-10-19

Como Citar

Martins, J. E. (2019). A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NUM CONTEXTO DE TRANSFORMAÇÃO ESTRUTURAL DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS. Ensaios Pedagógicos, 3(3), p.6–15. https://doi.org/10.14244/enp.v3i3.154

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