EDUCACION DE SORDOS EN BRASIL, FORMACION DE PROFESORES Y LIBRAS
Breve repaso histórico y desafíos actuales
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.381Palabras clave:
Educación bilingüe de sordos, Formación de profesores, Lengua de señas brasileña, Libras, Revisión sistemática de literaturaResumen
El objetivo de este artículo es relevar estudios relacionados con la formación de profesores para trabajar en educación bilingüe (Libras-Portugués), revisando brevemente la historia del campo de la educación de sordos en Brasil, a partir de lo cual se discuten aspectos relacionados con la formación de profesores y la importancia de la Libras - Lengua de Señas Brasileña - en este contexto. Con un abordaje cualitativo, esta investigación realizó una revisión bibliográfica sistemática de las publicaciones disponibles para consulta en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD), en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Enseñanza Superior (CAPES) y en el Portal de Publicaciones Periódicas de CAPES. Como resultado parcial, identificamos el emergimiento del tema, considerando el desdoblamiento de las políticas educativas dirigidas a este segmento, así como los datos de las buscas realizadas.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ana Paula Jung, Márcia de Souza Hobold

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.