PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE VALORIZAÇÃO ÉTNICO RACIAL

uma proposta educativa multicultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.326

Palavras-chave:

Estudos étnicos. Prática pedagógica. Direitos Humanos.

Resumo

A responsabilidade social das escolas de educação básica na construção de práticas antirracistas e de valorização à cultura afro-brasileira, atende aos aspectos legais e pedagógicos relacionados à Lei 10.639/2003. Considerando isso, o presente artigo tem por objetivo geral compreender e organizar possíveis orientações didático-pedagógicos que possam contribuir no fortalecimento da identidade afro-brasileira de crianças no Ensino Fundamental 1. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório tipicamente bibliográfico, com estudos sobre os documentos legais, teóricos associados aos estudos étnicos raciais e com proposição de ações pedagógicas, a partir dos fundamentos de uma educação multicultural. A partir dos dados apresentados, pode-se afirmar que a escola tem papel fundamental na construção de práticas antirracistas e fortalecimento da identidade racial, para a construção de uma sociedade mais justa e de valorização à sua própria cultura social.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Silva da Rosa, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em terapia ocupacional pela Universidade Federal da Paraíba e graduanda em pedagogia pela Universidade Maurício de Nassau. Extensionista no projeto extensão “Atenção da Terapia Ocupacional à Criança com Trissomia 21”. Membro do PIVIC.

Polyana Rachel Lima de Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Licencianda em Pedagogia na UEPB. Especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UEPB/FURNE/UNIJPÊ. Atualmente suas pesquisas estão voltadas para as áreas de ensino e aprendizagem e educação inclusiva.

Santuza Mônica de França P. da Fonseca, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação/PUCRS; Mestra em Educação/PUCRS. Professora do Centro de Educação da UFPB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Questões Sociais na Escola PUCRS.

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Rosa, A. B. S. da, Almeida, P. R. L. de ., & Fonseca, S. M. de F. P. da . (2024). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE VALORIZAÇÃO ÉTNICO RACIAL: uma proposta educativa multicultural. Ensaios Pedagógicos, 8(1), p.116–134. https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.326