METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA NA UNIROVUMA – MOÇAMBIQUE

PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v5i2.244

Palavras-chave:

Ensino de Física, Processo de ensino-aprendizagem, Metodologias ativas.

Resumo

A educação à distância tem ganhado destaque em todos os níveis de ensino em Moçambique, exigindo mudanças no modo de ensinar e de aprender. Como alternativa didática para o ensino de Física sugere-se a aplicação de metodologias ativas e uso dos laboratórios virtuais e tecnologias de informação e comunicação. Assim sendo, realizou-se a pesquisa descritiva e aplicou-se um questionário a 38 estudantes do curso de Física da UniRovuma – Montepuez com objetivo de descrever a importância das metodologias ativas no ensino de Física. Constatou-se que os estudantes do curso de Física da UniRovuma preferem aulas práticas e aplicadas e os tutores aplicam as metodologias ativas associadas às ferramentas virtuais que auxiliam os estudantes a participarem nos fóruns de discussão e para realizar atividades práticas e colaborativas. Conclui-se que aplicando-se metodologias ativas no ensino há modificações nos papéis dos estudantes e tutores, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

António Gonçalves Fortes, Universidade Rovuma

Doutorando em Geociências, Mestre em Engenharia Geológica, Licenciado em Ensino de Física, Professor, Faculdade de Ciências Naturais, Matemática e Estatística, Universidade Rovuma, Nampula – Moçambique

Hermen Hermenegildo Aurélio Beirão, Escola Secundária Geral de Maparra - Nampula

Licenciado em Ensino de Física com habilitação em Supervisão Educacional, Professor, Escola Secundária Geral de Maparra, Nampula – Moçambique

Baltazar Raimundo, Universidade Rovuma

Mestrando em Engenharia e Gestão de Energias, Licenciado em Ensino de Física, Professor, Faculdade de Ciências Naturais, Matemática e Estatística, Universidade Rovuma, Montepuez – Moçambique

Momade Jaime Chau, Universidade Rovuma

Mestrando em Educação/Ensino de Ciências Naturais, Licenciado em Ensino de Física, Professor e diretor do Curso de Física, Faculdade de Ciências Naturais, Matemática e Estatística, Universidade Rovuma, Nampula – Moçambique

Referências

BONADIMAN, H.; NONENMACHER, S. E. B. O gostar e o aprender no ensino de Física: uma proposta metodológica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 2, p. 194–223, 2007.

CHINAGLIA, E. DE F.; SANTOS, R. B. B. Metodologia ativa de aprendizagem para física básica em cursos de engenharia. XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Anais...Mauá - SP: COBENGE2015, 2015

COSTA, G. DE A.; OLIVEIRA, I. C. G.; ALTHOFF, M. C.; AMARAL, V.;FARIAS, G. F. Metodologia Ativa na Educação a Distância: competências do tutor. In: SPANHOL, F. J.; FARIAS, G. F. DE; SOUZA, M. V. DE (Eds.). EAD, PBL e o Desafio da Educação em Rede: Metodologias Ativas e outras Práticas na Formação do Educador Coinvestigador. 4. ed. São Paulo-SP: Blucher Open Acess, 2018. p. 165–178.

FERNANDES, R. I.; LUZ, R. A. B. M.; POYOR, R. M. B.; BRITO, G. S.; KNOLL, A. C. G. Metodologias ativas aplicadas no Ensino de Física para o Ensino Médio. Revista Tecnologias na Educação, v. 24, n. 10, p. 1–10, 2018.

GOMES, É. C.; CASTRO, W. DA S.; ROCHA, A. S. O ensino de física interativo: blog, ferramenta de aprendizagem do século XXI. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 154–162, 2018.

HENRIQUES, RI. Raça e gênero nos sistemas de ensino: os limites das políticas universalistas na educação. Brasilia, DF: UNESCO, 2002.

LOVATO, F. L.; MICHELOTTI, A.; SILVA, C. B.; LORETTO, E. L. C. Metodologias ativas de aprendizagem: Uma breve revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, p. 154–171, 2018.

LUCKESI, C. C. Educação e sociedade. In: Filosofia da educação. 14. ed. São Paulo-SP: Cortez Editora, 1999. p. 37–51.

MANJATE, J. Poucas mulheres no ensino superior. Notícias Online, p. 2–4, 18 ago. 2018.

MCTESTP. Estudantes matriculados, graduados e ingressos segundo a área científica Ensino Superior. Maputo: Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Tecnico-Profissional, 2017.

MOÇAMBIQUE. Lei no 4/83. Lei do Sistema Nacional de Educação, Maputo: Assembleia da Rapública de Moçambique, 1983.

MOÇAMBIQUE. Lei n.o 18/2018, de 28 de dezembro. Lei sobre o Sistema Nacional de Educação, Maputo: Assembleia da Rapública de Moçambique, 2018.

MOMBASSA, A. Z. B.; ARRUDA, E. P. História da Educação a Distância em Moçambique: perspectivas atuais e as contribuições do Brasil. Praxis Educativa, v. 13, n. 3, p. 643–660, 2018.

MORAN, J. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, S. F. R. (Ed.). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. 1. ed. Curitiba - PR: Editora CRV, 2017. p. 25–35.

RODRIGUES, K. G.; LEMOS, G. A. DE. Metodologias ativas em educação digital: Possibilidades didáticas inovadoras na modalidade EAD. Ensaios Pedagógicos, v. 3, p. 29–36, 2019.

RÜCKL, B. DE F. N.; VOSGERAU, D. S. R. Perspectivas da aprendizagem ativa no Ensino Fundamental: uma revisão sistemática. XII Congresso Nacional de Educação. Anais...Curitiba - PR: EDUCERE, 2017.

SILVA, L. DE Q. DA; FOSSATTI, P.; JUNG, H. S. Metodologias ativas: a Google for Education como ferramenta discursiva para o ensino e aprendizagem. Revista Científica de Educação a Distância, v. 10, n. 18, p. 1–26, 2018.

SILVA, M. A. Da; DOMINGOS, M. F. N.; BIZARRIA, F. P. A.; ALMEIDA, Y. A.; GOMES, M. L. S. Educação à distância em países lusófonos: o caso do Brasil, de Moçambique e de Cabo Verde. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 19, n. 1, p. 35–49, 2014.

TEIXEIRA, K. L. Aprendizagem baseada em projetos: estratégias para promover a aprendizagem significativa. In: FOFONCA, E. et al. (Eds.). Metodologias pedagógicas inovadoras: contextos da educação básica e da educação superior. 2. ed. Curitiba - PR: Editora IFPR, 2018. p. 47–56.

WELTMAN, D. A comparision of traditional and active learning methods: an empirical investigation utilizing a linear mixed model. PhD Thesis in Philophy. The University of Texas at Arlington, 2007.

Downloads

Publicado

2022-09-13

Como Citar

Fortes, A. G., Beirão, H. H. A., Raimundo, B., & Chau, M. J. (2022). METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA NA UNIROVUMA – MOÇAMBIQUE: PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES. Ensaios Pedagógicos, 5(2), p.1–16. https://doi.org/10.14244/enp.v5i2.244

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.