POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NO BRASIL: PARA ONDE CAMINHA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v5i3.224

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação Profissional, Educação Técnica.

Resumo

Este artigo trata das políticas públicas e de alguns desafios da educação profissional técnica de nível médio na atualidade. Também analisa a questão do Estado de Bem-Estar Social tão desejado pelos cidadãos brasileiros, além de considerar o federalismo e o regime de colaboração para o melhor entendimento da construção das políticas públicas. Fala da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e analisa o cumprimento das metas 10 e 11 do PNE atual (2014-2024), de forma a aprofundar as discussões relativas aos caminhos das políticas públicas para a educação profissional técnica de nível médio no Brasil, considerando a educação como um direito social. Finaliza mostrando como as metas 10 e 11 propostas no PNE estão longe de serem atingidas, havendo uma grande urgência na implantação de políticas públicas eficazes voltadas à educação profissional técnica no nosso país.ís.

Biografia do Autor

Viviane Patrícia Marques Carvalho, UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

VIVIANE PATRÍCIA MARQUES CARVALHO

ADVOGADA, PROFESSORA E ALUNA ESPECIAL DA UNICAMP-JULHO/2020 - CAMPINAS/SP

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

Carvalho, V. P. M. (2022). POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NO BRASIL: PARA ONDE CAMINHA?. Ensaios Pedagógicos, 5(3), p.1–11. https://doi.org/10.14244/enp.v5i3.224