FRAGMENTO DE EXPERIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE ARTE

Autores

  • Fabiana Campacci Fríscio Universidade Estadual Paulista.

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v4i1.203

Palavras-chave:

Formação de professores. Pedagogia Teatral. Ensino de Arte.

Resumo

Este artigo baseia-se em minhas experiências como professora de Artes, durante dez anos em escolas municipais de São Paulo/SP, é parte da pesquisa de Mestrado orientada pela Profa Dra. Luiza Christov.  Os preconceitos sofridos pelo Ensino da Arte ao longo dos anos tornam-se obstáculos quando se tenta propor um ensino em uma perspectiva crítica e transformadora da realidade. Com um viés autobiográfico, reflito sobre a formação de professores e suas concepções de educação, construídas ao longo de sua formação na universidade, mas sobretudo em sua prática diária em sala de aula. A partir de Freire e Rancière a respeito de uma prática docente emancipatória, a construção do debate sobre as potencialidades do ensino de teatro na escola pública contemporânea se deu a partir dos jogos teatrais de Spolin. Esse percurso trouxe à tona questões a respeito do pensar e do fazer a escola nos tempos de hoje, os modos de ser do educador e as possibilidades que cada relação traz no processo de construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Fabiana Campacci Fríscio, Universidade Estadual Paulista.

Mestra em Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PROF-ARTES), Universidade Estadual Paulista.

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

Fríscio, F. C. (2020). FRAGMENTO DE EXPERIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE ARTE. Ensaios Pedagógicos, 4(1), p.36–45. https://doi.org/10.14244/enp.v4i1.203

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