DISCUSSÃO SOBRE CONCEPÇÕES DO ESTADO NORTE-AMERICANO

Autores

  • Elaine Aparecida Ferreira Marfil Spósito Universidade Federal de São Carlos
  • Flávio Vieira de Melo UFSCar/Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v1i1.1

Palavras-chave:

Políticas públicas da educação. Concepções de Estado. Ideologia.

Resumo

À medida em que a economia foi crescendo e se desenvolvendo no mundo, a política pública, por meio do Estado, foi ganhando centralidade, ganhando importância nas sociedades, das industriais às exportadoras, sobretudo nas sociedades do chamado terceiro mundo. Esse Estado ganhou importância na condução de todos os aspectos da sociedade, político, econômico e ideológico. “O Estado parece deter a chave para o desenvolvimento econômico, para a segurança social, para a liberdade individual e através da “[...] sofisticação” crescente das armas, para a própria vida e morte” (CARNOY, 1988 p.9). Esse artigo de cunho exploratório, tem a proposta de discutir reflexivamente as concepções do Estado Norte-Americano e o sentido das expropriações geradas por seus princípios liberais. O artigo pontua em sua conclusão a necessidade do despertamento dos cidadãos no enfrentamento de todas e quaisquer formas de violências causada pela mão invisível do capital.

Biografia do Autor

Elaine Aparecida Ferreira Marfil Spósito, Universidade Federal de São Carlos

Diretora de escola na Rede Municipal de Ensino de Sorocaba-SP. Aluna especial do Mestrado em Educação pela UFSCar-Sorocaba.

Flávio Vieira de Melo, UFSCar/Sorocaba

Docente na Universidade de Sorocaba (UNISO). Mestrando em Educação pela UFSCar-Sorocaba

Referências

BRASIL. Projeto de Lei Nº 6.787-B de 2016. Disponível em http://www.camara.gov.br/proposicoes Web/prop_mostrarintegra?codteor=1550864&filename=Tramitacao-PL+6787/2016.Acesso em 23/07/2017.

CARNOY, M. Estado e teoria política. 2ª ed. Campinas: Papirus, 1988.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

Spósito, E. A. F. M., & Melo, F. V. de. (2017). DISCUSSÃO SOBRE CONCEPÇÕES DO ESTADO NORTE-AMERICANO. Ensaios Pedagógicos, 1(1), p.5–10. https://doi.org/10.14244/enp.v1i1.1