OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: A DEMOCRACIA EM DEBATE
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v4i2.212Resumo
As experiências mundiais que envolvem colegiados representativos mostram que, embora não seja a forma perfeita de encaminhar situações sobre a vida da cidade em suas múltiplas dimensões, é a mais aproximada da perspectiva do que se conhece por democracia. Debater as solicitações da sociedade, encaminhar planejamentos e efetivamente se opor à qualquer forma de repressão ou sucateamento de direitos é um dos indicadores que nos diz o quanto determinado conselho e ou não democrático; mas não para por ai, visto que o grau de autonomia em se fazer representar e construir caminhos alternativos para mediar a gestão do poder também é outro indicador importante. Entre lá e cá é determinante que se desenvolva a consciência do papel social que se representa e mais do que isso, agir de acordo com a mesma, notadamente nos acordos sociais estabelecidos.
Referências
BOBBIO, N. Dicionário de política. Trad. João Ferreira; rev. geral João Ferreira e Luis Guerreiro Pinto Cacais. 11. ed. Brasília : Editora Universidade de Brasília, 1998
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Paulo Gomes Lima
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.