ALGUMAS FORMAS HISTÓRICAS DE APOIO À CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v5i1.298Palabras clave:
Ensino, Pesquisa, Ciência e TecnologiaResumen
Este artigo tem como objetivo discutir, a partir da revisão de literatura especializada, iniciativas históricas de financiamento à ciência e tecnologia. Baiardi (1996) observa que embora existam muitas abordagens que procuram explicar a história do desenvolvimento científico e sua sustentação, nenhuma assume uma posição privilegiada de dominância, ora porque algumas enfatizam a criatividade humana em detrimento das condições reais de produção, ora porque estas deixam de considerar outros elementos fundamentais que exigem visão de conjunto e não de particularização conceitual. Este trabalho amplia alguns recortes para a reflexão da universidade e sua responsabilidade na produção científica, o que vai requerer formas previstas e consistentes de financiamento.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Paulo Gomes Lima, Meira Chaves Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.