VÍDEO “DESPERTAR PARA POESIA” EM SIGNWRITING E TRADUZIDO PARA LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.374Keywords:
SignWriting, Literatura Surda, Tradução Poética, Transcriação, TranspoetizaçãoAbstract
This article aims to present the writing in SignWriting (SW) and the translation into Portuguese of a poem signed in Libras, entitled “Awakening to poetry”. This article articulates theoretical notions of Deaf Literature as a cultural and identity manifestation (Karnopp, 2010), the history and flexibility of writing Libras in SW (Sutton, 2001; Morais, 2016) and poetic translation from the perspective of transpoetization and transcreation (Benjamin, 2020; Campos, 2015) applied to the Libras-Portuguese language pair. The writing for SW occurred in several stages where the Libras parameters were identified. As a result, the signed video “Awakening to poetry” was written in SignWriting and translated into Portuguese when the intended mode was identified through manual and non-manual elements expressed in Libras such as rhyme and rhythm.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Amanda Coelho Alfaia, Carla Damasceno de Morais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.