OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: A DEMOCRACIA EM DEBATE

Autores

  • Paulo Gomes Lima Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v4i2.212

Resumo

As experiências mundiais que envolvem colegiados representativos mostram que, embora não seja a forma perfeita de encaminhar situações sobre a vida da cidade em suas múltiplas dimensões, é a mais aproximada da perspectiva do que se conhece por democracia. Debater as solicitações da sociedade, encaminhar planejamentos e efetivamente se opor à qualquer forma de repressão ou sucateamento de direitos é um dos indicadores que nos diz o quanto determinado conselho e ou não democrático; mas não para por ai, visto que o grau de autonomia em se fazer representar e construir caminhos alternativos para mediar a gestão do poder também é outro indicador importante. Entre lá e cá é determinante que se desenvolva a consciência do papel social que se representa e mais do que isso, agir de acordo com a mesma, notadamente nos acordos sociais estabelecidos.

Biografia do Autor

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Editor responsável. Docente do PPGED e do Departamento de Ciências Humanas e Educação

Referências

BOBBIO, N. Dicionário de política. Trad. João Ferreira; rev. geral João Ferreira e Luis Guerreiro Pinto Cacais. 11. ed. Brasília : Editora Universidade de Brasília, 1998

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Publicado

2020-11-20

Como Citar

Lima, P. G. (2020). OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: A DEMOCRACIA EM DEBATE. Ensaios Pedagógicos, 4(2), p.1–2. https://doi.org/10.14244/enp.v4i2.212

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