POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E A TRAJETÓRIA DO TUNING EUROPEU NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.144Palavras-chave:
União Europeia. PATAL. Competências. PPC.Resumo
Este artigo, em um primeiro momento, estabelece relações e criar uma linha do tempo entre o Processo de Bolonha na Europa e a implantação do Programa Alfa Tuning na América Latina – PATAL - apresentando as principais características do mesmo. Em um segundo momento, busca analisar o Plano Pedagógico de Curso - PPC - de um curso de graduação na área da Educação de uma Universidade Federal Brasileira, que de acordo com os documentos estudados, aderiu ao PATAL. A metodologia utilizada foi a leitura de textos bibliográficos e documentos que tratam da temática e a pesquisa do PPC do referido curso, no site oficial da Instituição. Em uma primeira análise, é possível inferir que os princípios norteadores do Programa Alfa Tuning na América Latina, embora tendo sido aprovados por algumas Universidades Brasileiras, não foram introduzidos em seus Projetos Pedagógicos de Curso e, consequentemente, não se realizam efetivamente em nosso país.
Referências
BENEITONE, P.; YAROSH, M. Tuning impact in Latin America: Is there implementation beyond design? Tuning Journal for Higher Education. University of Deusto, vol. 3, n. 1, nov. 2015, p. 187-216. Disponível em: http://www.tuningjournal.org/article/download/112/1083. Acesso em: 09 jul. 2019.
BENEITONE, P. et al. Reflexões e perspectivas do Ensino Superior na América Latina. Relatório final Projeto Tuning América Latina (2004-2007). Universidade de Deusto, 2007. Disponível em: http://Tuningacademy.org/wp-content/uploads/2014/02/TuningLAIII_Final-Report_PT.pdf. Acesso em: 09 jul. 2019.
EIRÓ, M. I.; CATANI, A. Projetos tunning e tunning américa latina: afinando os currículos às competências. Cadernos PROLAM/USP, v. 1, p. 105-125, 2011. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/prolam/article/view/82453/108452. Acesso em: 09 jul. 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 09 jul. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 09 jul. 2019.
OLIVEIRA, L. T. C. de. Políticas de Educação Superior: do Processo de Bolonha ao Projeto Alfa-Tuning América Latina. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2017.
LEITE, D.; GENRO, M. E. H. Avaliação e internacionalização da Educação Superior: Quo vadis América Latina? Revista Avaliação (Campinas), v. 17, n. 3, pp. 763-785, nov. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v17n3/a09v17n3.pdf. Acesso em: 09 jul. 2019.
PUZIOL, J. K. P. Educação superior e políticas inter-reginais: um estudo sobre o projeto Alfa Tuning América Latina nas universidades brasileiras. Tese. Doutorado em Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13062017-113812/publico/JEINII_KELLY_PEREIRA_PUZIOL_rev.pdf. Acesso em: 09 jul. 2019.
TUNING AMÉRICA LATINA. 2015. Site oficial. Disponível em: http://www.Tuning.unideusto.org/. Acesso em: 27 jun.2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cristiane Aparecida Machado de Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.