POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E A TRAJETÓRIA DO TUNING EUROPEU NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.144

Palavras-chave:

União Europeia. PATAL. Competências. PPC.

Resumo

Este artigo, em um primeiro momento, estabelece relações e criar uma linha do tempo entre o Processo de Bolonha na Europa e a implantação do Programa Alfa Tuning na América Latina – PATAL - apresentando as principais características do mesmo. Em um segundo momento, busca analisar o Plano Pedagógico de Curso - PPC - de um curso de graduação na área da Educação de uma Universidade Federal Brasileira, que de acordo com os documentos estudados, aderiu ao PATAL. A metodologia utilizada foi a leitura de textos bibliográficos e documentos que tratam da temática e a pesquisa do PPC do referido curso, no site oficial da Instituição. Em uma primeira análise, é possível inferir que os princípios norteadores do Programa Alfa Tuning na América Latina, embora tendo sido aprovados por algumas Universidades Brasileiras, não foram introduzidos em seus Projetos Pedagógicos de Curso e, consequentemente, não se realizam efetivamente em nosso país.

Biografia do Autor

Cristiane Aparecida Machado de Paula, Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga

Pedagoga. Servidora no Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga.

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Publicado

2019-07-21

Como Citar

Machado de Paula, C. A. (2019). POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E A TRAJETÓRIA DO TUNING EUROPEU NO BRASIL. Ensaios Pedagógicos, 3(2), p.16–23. https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.144