O EDUCADOR E PROFESSOR FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS: INOVAÇÃO, ÉTICA E EDUCAÇÃO PERMANENTE
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v3i3.162Resumo
O tema deste número da Ensaios Pedagógicos permitiu reunir nove artigos que priorizaram a ação de refletir em torno da complexidade da inovação ética na intervenção educacional em contextos de globalização económica de cariz conservador, face à qual o educador e professor humanista enfrenta novos e complexos desafios. Através dos textos aqui compilados percebe-se, de maneiras distintas, a relevância de interrelacionar conhecimentos teóricos específicos e habilidades técnico-práticas, de modo integrado e sem dicotomias, convocando os espaços e tempos da educação formal e não-formal, mas igualmente da aprendizagem informal, para alargar possibilidades de reflexão crítica nas aulas, nos seminários, em reuniões pedagógicas, em cursos de aprimoramento, nos encontros com os grupos de investigação, nos workshops, nos congressos e nas mais variadas atividades acadêmicas e âmbitos profissionais que enquadram a educação permanente do educador e do professor.Referências
CARIDE GÓMEZ, J. A. Prefácio: A favor de um novo vínculo pedagógico e social. In: Noêmia Garrido, Odair Silva e Francisco Evangelista (orgs.). Pedagogia Social – Educação e Trabalho na Perspectiva da Pedagogia Social (pp. 7-14). São Paulo: Expressão & Arte Editora, 2011.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Disponível em: < http://www.revistaeducacion.mec.es/re350/re350_09por.pdf > Acesso em 05 de Junho de 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2019 Rosanna Barros, Deise Choti
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.