O ENSINO SUPERIOR NA AMERICA LATINA: INTERNACIONALIZAÇÃO, MERCADORIZAÇÃO E INCLUSÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.149

Resumen

A internacionalização do ensino superior na América Latina ocorre a passos lentos se comparada ao processo de Bolonha na Europa. Muitos são os documentos resultantes de acordos formais nas três últimas décadas entre os representantes dos diferentes países, com a participação de  agências supranacionais como a UNESCO, o Banco Mundial, a CEPAL, O MERCOSUL, a UNASUL evidenciando uma tentativa de articulação para a criação de um espaço de educação superior para a região. Os desafios complexificam-se se levarmos em conta a necessária discussão das políticas de inclusão para o ensino superior implementadas a partir dos anos 2000, especialmente no Brasil, país que detém a mais robusta rede de instituições do ensino superior da região. Tal processo de inclusão não ocorreu sem a ampliação do processo de mercadorização do ensino superior, a partir do momento em que instituições privadas com fins lucrativos passaram a ter sua atuação regulamentada no Brasil.

Biografía del autor/a

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)

Doutora em Educação. Professora Associado da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Bolsista Produtividade CNPq.

Publicado

2019-07-21

Cómo citar

Macedo, M. do S. A. N. (2019). O ENSINO SUPERIOR NA AMERICA LATINA: INTERNACIONALIZAÇÃO, MERCADORIZAÇÃO E INCLUSÃO. Ensaios Pedagógicos, 3(2), p.2–3. https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.149